terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A pior parte de ser mãe...

Tirando a parte das doenças, que isso realmente é o que deixa uma mãe de rastos, impotente e, normalmente, uma mãe não mede os esforços que faz só para ter o seu rebento bem de saúde, arriscando, por vezes as sua própria saúde física ou mental; a parte pior de ser mãe é mesmo lidar com birras!!!!
Lidar com as birras exige um esforço gigantesco por parte da mãe. Primeiro porque é necessário um elevado QI de poder de argumentação e depois é preciso um grande poder de controlo da parte psíquica. É que por mais calma que se tenha (no início), a partir de certa altura começamos a entrar num estado de sanidade mental muito pouco aconselhável a seres sensíveis e politicamente corretos. Eu até me considero uma pessoa bastante calma e paciente, mas reconheço que a partir de certa altura consigo imaginar-me transfigurada numa, sei lá... o mais parecido com um Adamastor furioso, com lume a sair por cada orifício da minha monstruosa cara. É que já nem consigo raciocinar como deve ser... Fico completamente fora de mim! Louca portanto!... Claro que tudo piora quando as birras acontecem de manhã quando precisamos mesmo de nos despachar para cumprirmos com o programa suposto. Aí é o fim da macacada!
No minuto seguinte, normalmente quando chego ao trabalho, arrependo-me de tal figura medonha e só me apetece abraçá-la e dizer-lhe que a sua mãe não é assim. Que aquela figura monstruosa não era eu! Foi um ser extraterrestre que se apoderou de mim. Bom... a verdade é que essa figura foi consequência de um comportamento (sem razão de ser... sim, normalmente as birras não têm razão de ser!) que foi gerado por ela... E em vez de lhe dizer que aquela não era eu, ligo-lhe e explico-lhe que a mãe está no trabalho triste porque ela fez uma birra sem sentido, que sempre fica triste quando tem um comportamento que ela própria sabe que não deve ter. E ela sabe. E depois digo que a amo muito, mas que de manhã não pode ter comportamentos daqueles se não atrasámo-nos. Que quando está frio é mesmo preciso vestir o casaco, caso contrário ela pode ficar doente...
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhh chega-te verão!!!! Estou farta da luta de inverno! Estou farta das birras de não querer vestir casaco!

3 comentários:

  1. Minha Verinha, essa do casaco não me é estranha..ehehe..mas olha, deixei o T sair de casa sem casaco e 1 minuto depois pediu para o vestir porque estava com frio. Essa birra nunca mais aconteceu...basta recordar:"Lembras-te quando saíste sem casaco...?" e veste-o logo :)
    Também há um livro que li e me ajudou bastante. Chama-se "Como falar para as crianças ouvirem e como ouvir para as crianças falarem". https://www.wook.pt/livro/como-falar-para-as-criancas-ouvirem-e-ouvir-para-as-criancas-falarem-elaine-mazlish/12385829
    Outro que também gostei muito foi o
    "Educar com mindfulness".
    Experimenta , pode ser que também te ajude. Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de me identificar: Sofia Nunes ;)

      Eliminar
    2. Não era preciso te indentificares... Soube logo que eras tu pela forma de escrever... Afinal de contas conhecemo-nos há séculos! E o "T" só veio confirmar a minha suspeita!
      Também já a pus na rua sem casaco... LOLOL ela é mesmo "calorenta" (sai à mãe, mas isso não é para se dizer!), não admira ter nascido 1 mês mais cedo! Tudo tem uma explicação!...
      Vou seguir as tuas dicas! Obrigada ;)

      Eliminar