quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Como fugir da negatividade?!

Sabem aqueles dias em que acordamos e vemos que está um sol radioso, um dia extraordinariamente belo, que nos enche a alma de boa disposição e vontade de viver apenas sensações positivas ao longo do dia?! Sabem exatamente do que estou a falar?! Quando isso acontece, até o nosso "bom dia" é dado com um verdadeiro sorriso na cara, com alegria de viver, com positividade... Consola!
Mas... se alguém de mal com a vida (ou consigo próprio!), ou porque simplesmente já tem o hábito de reclamar (mesmo que não saiba!), e tem pensamentos negativos logo de manhã e nos responde mais friamente ou reclama simplesmente porque "no céu está uma nuvem a atrapalhar", quando há todo um céu azul para contemplar... estraga-nos logo a manhã... se o deixarmos!...

Eis aqui alguma dicas de uma coach de alta performance e produtividade (Patrícia Marinho), de um texto que alguém partilhou (este aqui), comentadas por mim, para vos ajudar a sair dessa:

- Somos o resultado das 5 pessoas que mais nos relacionamos. Esteja ao lado de pessoas que sejam altruístas e otimistas.
Procure relacionar-se com pessoas positivas e de bem com a vida... Se tem a mania de reclamar, gradualmente vai deixar de o fazer...

- A palavra tem muito poder.
Tente ser positivo nas palavras que utiliza no seu dia-a-dia. Se existe uma nuvem no céu, olhe para o resto do céu e diga o quanto está azul e bonito... Se está com um problema, minimize-o e veja o que pode fazer para resolvê-lo o mais rápido possível.

- Reclamar é um hábito, por isso pode ser mudado.
Apesar de nem todas as pessoas saberem que têm esse hábito e continuam a reclamar por tudo e por nada, tente saber se é uma dessas pessoas. Se for, comece por ter atitudes positivas e forçar-se a estar bem disposto com a vida e com os outros com quem lida diariamente.

- Mude de assunto sempre que alguém reclama.
Se alguém reclamar de algo ou consigo ao seu lado, mude de assunto para algo mais positivo ou diga algo positivo sobre aquele assunto, de forma a encaminhar a conversa para algo positivo, bom, que desperte o melhor no seu coração e no dos outros. Seja gentil. Não é fácil, mas não é impossível...

- Não chame a atenção da pessoa que reclama.
Se fizer criticas a quem reclama vai funcionar como uma bola de neve e vão acabar em críticas um ao outro, por isso, se alguém reclamar, fale algo positivo.

§§§

Dica de ouro se é a pessoa que reclama: 
Regra da água: ande sempre com uma garrafinha atrás (se for ecogarrafa da Tupperware, melhor!). Se apetecer reclamar de algo, beba um golo de água e mantenha-a durante um tempo na boca, de modo a não conseguir falar. Beber água faz bem à saúde e, claro, à mente.

Aposto que se aprendermos a reclamar menos vamos ser mais felizes! Faça isso, a bem da comunidade onde vive e a bem da sua saúde mental!

Eu já ando a tratar disso, todos os dias da minha vida! :)

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