segunda-feira, 23 de abril de 2018

Não se constroem pontes para isto!

O Nordeste é uma zona mais irregular (montanhosa, de relevo mais alto ou mais baixo, cheia de ribeiras que nascem lá no monte - Pico da Vara e arredores - e vêm desaguar no mar, de curvas e contra curvas) da ilha. Para terem uma noção, uma viagem pela estrada regional desde Ponta Delgada ao Nordeste demorava sensivelmente 1h30 a 2h, dependendo da condução de cada um e do conhecimento que tem da estrada que é cheia de curvas e contra curvas. Pela difícil acessibilidade de chegada ou até saída daquela zona da ilha, foi decidido construir-se uma estrada nova o mais reta possível dada a irregularidade do terreno. Foram desenvolvidas altas estruturas para que a mesma pudesse existir. A estrada está bastante mais acima do nível da estrada regional, por cima das freguesias, e possui pontes altíssimas (algumas mesmo muito altas, tipo as 2 que limitam a minha freguesia!). A vista lá de cima é formidável pois a sensação de estar entre a serra e o mar é indescritível, mas por outro lado, bastante assustadora, dada a altura das pontes (das "minhas" por ex.).
Desde que foram construídas as Scuts no Nordeste que muita gente decidiu por fim à sua vida nas pontes que lá existem. Não existe uma ponte perfeita, escolhem uma qualquer... Mais novos, mais velhos,... deixam-me a pensar... É preciso uma coisa muito, muito grave, é preciso que estejam tão, mas tão desesperados para ter uma atitude destas de se atirarem de uma ponte assim, à falsa fé...
Se o motivo para dar fim à vida for por algum tipo de problema da própria vida ou da vida de alguém que amamos muito, considero que seja desespero, um desespero gigante, mas não posso deixar de pensar que há muito egoísmo à mistura! Não pensam em quem fica? Filhos que perdem a sua mãe ou pai. Mães e pais que perdem os seus filhos. Não consigo perceber.... O que é que é pior?! Quem vai pela forma que escolheu ir ou quem fica e tem de lidar com a situação?!
Se esse desespero levou à loucura?! Se são coisas da cabeça?! Tenho pena, muita pena... É injusto não haver controlo sobre isso...!

Na Coreia do Sul existe uma ponte, a Mapo Bridge, também conhecida como a "Bridge of life" que tem uma elevada taxa de suicídio. Então a Seguro Samsung iniciou uma campanha publicitária que reduziu em 85% dos suicídios naquele país. Consiste basicamente em luzes sensores que acendem sempre que alguém se aproxima da borda de segurança. Além disso, existem 20 mensagens curiosas, definidas por psicólogos, que servem para apelar ao não suicídio, tipo "O melhor da sua vida ainda está por vir" ou "Como gostaria de ser lembrado?".

É incrível como os meios de comunicação nos influenciam, não é?!
Isto também é Marketing!


Porque não fazer algo já nas nossas Scuts no Nordeste?!

Sem comentários:

Enviar um comentário