segunda-feira, 26 de março de 2018

Casa arrumada q.b.

Quem me conhece sabe que não deixo de fazer nada (a maior parte das vezes e sempre que posso!) por causa da casa, da limpeza dela e do que a possa envolver! Já mencionei aqui que vivi em Nordeste até aos meus 15 anos. A casa onde morava era enorme (falei dela aqui)... Eu vivia com os meus pais e irmão e os meus avós paternos... Aquilo funcionava mais ou menos assim: a partir de quarta-feira e até sábado eram dias de limpar a casa...
Quarta-feira a minha mãe limpava o meu quarto e o dela e a casa de banho que utilizávamos.
Na quinta-feira era o dia de limpar o pó do resto da casa.
Na sexta-feira a nossa casa parecia um autêntico tornado! Eram só janelas abertas e correntes de ar... Era o dia que se usava água para limpar, o chão, a outra casa de banho, as janelas, as 2 cozinhas...
No sábado, de manhãzinha, normalmente acordava com a mangueira do meu avô. Era o dia de lavar os pátios que rodeavam a casa.
Ou seja... só "gozávamos" a nossa casa no domingo, segunda e terça-feira... Os restantes dias eram para limpar!!!
Muitas vezes não fizemos coisas diversas (dentro ou fora de casa!) porque a minha mãe não podia, pois tinha de limpar a casa... Muitas vezes ficava triste por este motivo. O que vale é que, na altura, não havia (muito!) perigo em brincar na rua e por isso passava a maior parte do tempo a brincar ali à volta de casa, na rua, ou simplesmente ia para a casa de alguma amiga brincar ou ela vinha para a minha...
Jurei a mim mesma que não ia ser escrava da minha casa, do meu carro ou de qualquer outro bem material. Eles existem para nos servir. Mais nada! Importante mesmo é o tempo útil que posso dedicar à minha família e amigos. Isso sim é o que importa! A casa?! O carro?! Mantê-los minimamente limpos e arrumados... e siga! Vamos mas é viver a nossa vida, alimentar o amor! Isto serve para mim e para vós! :)


1 comentário:

  1. Concordo totalmente contigo. Passei pelo mesmo na minha infância: a casa era enorme e o fim de semana era dedicado a limpá-la e parece que, olhando para trás, a maior parte do tempo "livre" que existia era sempre para limpar a casa.
    Hoje a casa não me prende de maneira nenhuma. Como dizes, a casa e outros objetos materiais servem para nos servir e não o contrário. Onde vivia, tinha uma vizinha que tinha partes da casa que eram só para ver (tipo museu) e ela nem recebia visitas muitas vezes. Tinha uma casa lindíssima e nem cozinhava lá dentro, fez uma cozinha no quintal para não sujar a principal. Onde é que isto pode ser comum e gerador de felicidade? Não entendo mesmo.
    É manter tudo minimamente limpo e arrumado e dar atenção à família e amigos que são o melhor que existe. :D

    www.vinilepurpurina.com

    ResponderEliminar