terça-feira, 28 de novembro de 2017

Comecei a dançar por causa dela...

Já o disse aqui que a minha M. adora ver folclore. Mesmo quando está com sono ela esforça-se por ficar acordada até acabar de ver o folclore dançar. Aconteceu este verão. Várias vezes. Então perguntei-lhe um dia se queria entrar para o folclore e ela disse logo que sim, sem pestanejar. 
Na nossa freguesia existe um rancho de folclore e, através do facebook, sondei se era possível iniciarmos as duas. Calculava que ela por ser pequenina ainda não pudesse dançar, mas se eu fosse, se calhar seria mais fácil ela estar mais próximo da dança e do folclore. Assim foi.
Já iniciamos os nossos ensaios e digo-vos uma coisa, dançar folclore tem mesmo a sua ciência. Há que ter em atenção os passos (há milhentos passos que se repetem!!), os braços (que umas vezes são para cima e outras vezes para baixo!!!), os termos que eles usam ("fica", "chamada", "fica a rodar",...)... é mesmo muita coordenação (e bastante exercício físico - o que é ótimo!!!). Não é difícil se dançarmos apenas uma música, mas quando temos que aprender as "20 mil" do reportório acredito que não seja lá muito fácil. Está a ser uma experiência bastante gira e produtiva. Já aprendi umas 5 músicas em 2 ensaios. Ainda não estão perfeitas, mas acredito que vou chegar lá... um dia... Às vezes, fico assim meio triste, porque vejo que a minha M. quer mesmo é estar ali comigo a dançar e não a ver-me dançar... mas acho que com o tempo ela vai perceber que ainda é demasiado pequenina para tal. E observando também está a aprender. Um dia mais tarde, lá quando tiver os seus 6 anos, com certeza já irá dar uns passinhos de dança. Até lá será uma daquelas meninas pequeninas que estão trajadas à frente do rancho... Lindas e fofinhas! :)

Pra já, pra já, quero agradecer toda a paciência que o rancho tem tido connosco, principalmente o Hélder e a Mariana, uns queridos!...


Sem comentários:

Enviar um comentário