sábado, 9 de setembro de 2017

Fui à escola com ela logo no dia 1...

Em julho, quando liguei para a escola da minha filha e mostrei interesse em ir lá conhecer os espaços físicos (e a professora, já agora!), disseram-me para ir lá em setembro, pois provavelmente já saberiam quem era a professora dela e assim alinhava umas arestas de vez...
Aproveitei que estava de férias no dia 1 e lá fui eu com a minha M. (que andava curiosa!!!), conhecer a sua escola logo de manhãzinha... 
Conhecemos a professora Maria José, a sua futura sala, as casas de banho, o refeitório, o ginásio e o espaço exterior. E, além disso, a professora (pareceu-me um doce de pessoa!) foi-me adiantando algumas coisas que no dia 13 (primeiro dia de aulas) irão ser faladas... Portanto... agora... é mesmo, mesmo esperar...
Como primeira reação dela posso dizer que foi bastante positiva. Gostou da sua professora, da sua sala e da sua escola... Estranhou o barulho que os meninos do ATL estavam a fazer (estavam a brincar num espaço que fazia muito eco!) e o barulho da campainha, que também eu não fazia ideia que as escolas do 1º ciclo já tinham (estranho!!!)...
As 2 novidade mais nhecas que recebi foram:
- os meninos quando são deixados de manhã na escola ficam todos (isso mesmo: TODOS! Desde a sala dos 3 anos, como a minha, até aos meninos do 4º ano!!!) num pequeno "corredor" que serve de entrada na escola, com apenas um auxiliar... Ora, se deixar a minha filha na escola às 8h15, ela irá lá ficar 45 minutos sentada a olhar para o infinito ou a fazer traquinices com os amiguinhos, ou sei lá o quê, supervisionada apenas por um adulto (UM!!!), à espera que a sua professora chegue para poder ir para a sua sala... 

- a sala dos 3 anos terá uma educadora, assim como a sala dos 4 anos... Ambas serão apoiadas por apenas uma auxiliar (UMA!!!)... Falo pela minha filha que para ir ao wc, por exemplo, precisa de ajuda/supervisão e, normalmente pede para fazer xixi quando está mesmo aflitinha (e eu já lhe disse vezes sem conta para pedir antes, mas ainda não o faz!)... se a educadora e a auxiliar estiverem ocupadas com outros meninos (porque acontece!), como vão conseguir chegar a todos?!

Sim... já sei que a maioria das escolas públicas são assim... É quase que desumano! A mim impressionou-me, porque acho que crianças tão pequenas precisam de supervisão acentuada e de um local de acolhimento que lhes seja familiar, do que um "corredor", deixados assim ao "Deus dará"... 

Eu trabalhei alguns meses num infantário que tinha bebés dos 3 meses até crianças de 5 anos... Fiquei maioritariamente na sala dos 14 meses, mas estive em todas as salas, sempre que alguém faltava. Em cada sala estava a educadora + 2 a 3 pessoas ( onde eu estava incluída!) e mesmo assim haviam momentos críticos... Além disso, de manhã, os pais deixavam os seus filhos na sua sala já com um adulto de supervisão. Eles ficavam brincando com os brinquedos da sua sala, local onde estavam familiarizados, o que acabava por distraí-los mais rapidamente. Isto, tendo em conta que deixar os filhos na creche/escola de manhã é a situação mais crítica para os mais pequenos...

(imagem figurativa... não é a sala dela!)



Sem comentários:

Enviar um comentário