quinta-feira, 14 de setembro de 2017

O que tenho para te dizer no dia de hoje, minha filha...

Filha,

Hoje inicias a tua vida escolar...
Estás a crescer tanto e tão rápido...

Vais conhecer pessoas novas, vais ter amigos novos e eu deixarei de ser intitulada de "a tua melhor amiga", pois vais ter as tuas, da tua idade. Não fico chateada! Eu sei que no fundo tu sentes e sabes que eu sou mesmo a tua melhor amiga e vais senti-lo sempre e para sempre (faço questão disso!).
Tens uma educadora que parece ser maravilhosa... Muito meigguinha, fala baixinho, bastante criativa (pareceu-me!)... e, ainda ontem descobrimos que a auxiliar que apoiará a tua sala trabalhou comigo no Infantário, quando fiz o Estagiar L. Um amor de pessoa que vai, com certeza, tratar-te bem! Estou tão mais descansada...

Queria poder proteger-te dos "monstros e dragões" que, infelizmente, existem no mundo e que tu ainda não conheces, porque estive a proteger-te até aqui... Mas, a partir de hoje, vais seguir os teus passos praticamente "sozinha", mas fica com a certeza que para onde quer que vás levarás também o meu coração e, acredita, vou acompanhar-te o máximo que puder para amenizar esta adaptação a uma nova rotina de vida, para tentar proteger-te o máximo que puder/souber. Foi sempre assim que os teus avós fizeram comigo e será assim que farei contigo. Para todo o sempre meu amor...

As nossas últimas férias juntas foram tão intensas... a cumplicidade que existe entre nós aumentou ainda mais, assim como o nosso amor, mas sabes, esse aumenta a cada minuto, até mesmo quando estamos separadas... Divertímo-nos tanto... Foste a melhor companheira que pude ter... Sempre ali ao meu lado... Pudemos passear muito, rir juntas, trocar palavras doces... Pude ver-te dormir ao meu lado, sentir a tua respiração tão inocente, tão pura... Pude ter-te ao meu colo e agradecer a Deus ter-te ali, abraçada a mim... Pude ver-te a dar as primeiras braçadas sozinha, sem braçadeiras ou qualquer outro apoio... A tua destreza de te atirares sem medo para a água, sabendo que a qualquer momento poderias apoiar-te em mim... Ver-te nadar sem medo em alto mar... descer e subir as escadas do cais da Caloura (não é para qualquer um, principalmente se a maré estiver vazia!)... Ver-te dançar e cantar sem vergonha em qualquer lado (em qualquer lado mesmo!)... O trilho que fizemos juntas até ao Poço Azul, tu sempre a caminhar ali ao meu lado cansadinha, mas bastante esforçada... Os passeios que demos, tu no carrinho e eu a empurrar-te, debaixo das noites de luar e estreladas foram tão gratificantes, tão doces... Pude ver-te feliz todos os dias... E, filha, é mesmo isso o que eu mais quero na vida: ver-te feliz, a sorrir e de bem com a vida! Como te amo Matilde... Não consigo descrever melhor este amor que sinto por ti...

Desde que nasceste que estive sempre ao teu lado, sempre contigo. Abdiquei de tanta coisa só para estar contigo e de nada me arrependo. Estar contigo é o que mais me faz feliz, ainda hoje... Tentei, todos os dias, ensinar-te a ser uma boa menina a todos os níveis. Olho para ti e vejo uma menina educada, meiga, muito fofinha, amiga da sua família (e amigos) e dos animais, uma menina sem medos (é que nem do Sr. Teimoso!), que adora brincar com outras crianças, sorrir, dançar, cantar. Uma menina que às vezes me chama só para dizer que me ama. Uma menina que, se me vê mais séria ou mais triste, ou calada, me pergunta "Mãe estás feliz?"... Sem dúvida que estás preparada para esta etapa e tenho a certeza que será o mais doce possível... Eu confio no meu "trabalho de casa" contigo... mas ainda assim fico com medo que fiques com medo, ou que fiques ansiosa porque não me vês... ou que sei lá... que simplesmente não saibas lidar com a tua nova situação de uma forma fácil... Vamos confiar, filha, que vamos conseguir superar isto...

Eu vou estar lá filha... vou estar lá todos os dias... vou preparar a tua mochila e lancheira com todo o meu amor para que nada te falte na minha ausência e na ausência de quem sempre cuidou de ti (os teus avós)... Vou querer ver a tua evolução... vou querer ver os teus trabalhinhos... vou querer ouvir falar bem de ti, saber se comeste tudo, se precisaste de ajuda,... Quando te deixar lá na porta e virar costas vou sentir-me o mais pequenino ser que existe à face da terra... não sei se vou chorar ou não, mas isso não importa! Eu só quero é que TU não chores! Isso não!... Quando te deixar lá vou querer voltar atrás para um último abraço, um último beijo. Mas vou resistir, porque sei que é o melhor para ti... Porque sei que ficarás melhor se a despedida for rápida, firme, com um "diverte-te" e um "tenho muito orgulho em ti, sê uma boa menina" no final... :) Nesse momento apenas quero ver-te a sorrir, da mesma forma que quero ver-te a sorrir quando te for buscar...! :) Será o momento mais feliz do meu dia, aquele em que de novo estaremos juntas...

Vais adorar a escola, eu sei! Vais brincar muito (tu adoras brincar!) e vais ter outras meninas para brincar contigo... Vais poder fingir que és a mãe delas ou a filha delas, ou simplesmente são amigas... Vão contar-te histórias lindas... vais poder brincar livre no recreio... vais poder ter aulas de ginástica e outras atividades que ainda não sei bem quais serão... vais ganhar maior independência/autonomia e vais aprender coisas giras e que são novas para ti... Vais divertir-te tanto... Depois ensinas-me o que aprenderes?!

Vamos confiar filha, minha doce Matilde...
Vamos confiar que tudo vai correr bem...




Sem comentários:

Enviar um comentário