quinta-feira, 21 de setembro de 2017

O seu primeiro dia de escola...

No primeiro dia estava (eu) um pouco apreensiva, sem saber bem o que ela estaria a pensar/sentir... se ia ter medo... tinha quase a certeza que não ia chorar, mas sei lá... Isto com crianças nada consegue ser planeado ou previsto...

Mantive a minha postura de "cool mom" (a mesma postura de, basicamente, o verão inteiro!!!) a dizer que a escola ia ser muito fixe e que ela se ia divertir bastante e que ia conhecer amiguinhos novos, e que ia brincar muito, que ia para o recreio, etc, etc, etc,...
Ela ouvia, perguntava-me coisas, queria saber como seria... No primeiro dia havia muita confusão criada pelo aglomerado de mães (e alguns pais...poucos, infelizmente!) e filhos ali todos juntos à mistura.
Umas mães a sair da escola a chorar (e eu aguentei-me para não as acompanhar e correr o risco da minha M. me ver desarmada!), outras na converseta, outras apressadas para irem para outro lado sem se importarem... há de tudo, acreditem...

À medida que entrávamos na escola, havia muito barulho, muita gente a encaminhar-se para a sua sala. Ela estava confusa com o barulho, mas cheia de determinação por lá fora... Um orgulho imenso apoderou-se do meu coração que estava pequenino, pequenino... Mas ela é corajosa e tudo ia correr muito bem, dizia eu para mim...
Perguntei-lhe onde ficava a sua sala, alegando que já não me lembrava do caminho, na tentativa de perceber se ela saberia ir sozinha depois. Ela foi lá direitinha. Teste superado = coração de mãe mais calmo.
À porta estava uma menina a chorar e entrou na sala a chorar com a educadora e a avó (ou lá quem era...) cá fora, a querer chorar também. A minha M. olhava espantada para aquele cenário dantesco. Também na porta estava a sua professora de Educação Física que, por acaso é amiga da minha mãe... o que mais uma vez me descansou o coração... Sei que vai ficar bem...
Colocamos a mochila e a lancheira no seu bengaleiro, dei-lhe um beijinho e disse-lhe para se portar bem. Virei costas e fui trabalhar (tal como disse aqui que tencionava fazer!)... 

O dia não me correu bem... não estava lá com grande ânimo... o meu coração estava pequenino, pequenino... Corri na hora de almoço meio aluada... Não correu bem... Definitivamente não me correu bem... Não conseguia desligar o meu pensamento dela, do que poderia estar a acontecer... Não sabia dela e não ia saber dela nem tão cedo... Confesso que ao longo de todo o dia fiquei controlando mentalmente as horas da nova rotina dela... "Agora está a beber o leite, agora voltou para a sala, agora está a almoçar, agora está no recreio,..."...
Evitei ligar de manhã para não dar uma de "mãe galinha" (orgulhem-se já aqueles que se fartam de me chamar de mãe galinha!) e sei perfeitamente que no decorrer das atividades pedagógicas não se deve interromper para falar com a educadora ou a auxiliar ao telefone... eu própria já trabalhei num infantário e sei como funciona e o quanto os pais atrapalham o bom funcionamento de uma escola... Eu não quero ser um desses!!!
Liguei perto da hora de saída e fiquei a saber que ela esteve bem todo o dia e portou-se lindamente bem... Bem melhor que eu que, apesar de não ter chorado (consegui!!!), andei rabugenta e cabisbaixa todo o dia... Ah coraçãozinho de mãe... aguenta... (E aguentem também os amigos mais chegados que nos têm de aturar nesses dias!!! Obrigada, desde já pela paciência...)



Sem comentários:

Enviar um comentário