quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Desfolhar o milho

Outro dia fomos à festa do milho dançar folclore! Aquilo foi bastante giro... Durou a semana inteira e as pessoas pareciam estar satisfeitas. Havia comes e bebes pela rua toda e um grande moinho que podia ser visitado, assim como pessoas a desfolhar o milho. Fez-me recordar a minha infância! Nunca tive milho em casa, mas tinha vizinhos que tinham e tinham a "cafuão", onde o milho secava. Lembro-me de, quando era bem pequenina, me infiltrar na "festa" que era desfolhar o milho junto com os meus vizinhos. Eram tempos inocentes, de grande alegria e que me deixam um gostinho de saudade. O cheiro a milho desfolhado, as risadas da família dos meus vizinhos, o fofinho que era deitar em cima das folhas já saídas do milho...
Na Bretanha não tinha cafuão, mas tinha bastante milho para desfolhar e estavam lá 2 senhoras a fazê-lo. Juntaram-se a elas outras crianças e, com um olhar muito curioso e atento da minha M., expliquei-lhe o que aquilo era. Ela também quis fazer. Pensei que seria só curiosidade e que lhe bastava apenas desfolhar uma das massarocas. Pediu outra e outra e outra... se não desfolhou ali 10 massarocas, não desfolhou nada. A dada altura até pediu para se sentar na folhagem que estava no chão. Ahhh isto sim... fez-me lembrar de mim e do quanto eu gostava daquele chão fofinho das folhas....

Depois disso, dançamos e ainda tivemos direito a um pequeno convívio uns com os outros. Isto de andar no folclore é trabalhoso, mas é muito divertido! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário