terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A minha bisavó Beatriz...

Hoje fazia anos a única bisavó que me lembro de ter conhecido... A minha avó Beatriz, mãe da minha avó Olídia. A minha avó Beatriz morreu com 92 anos (tinha eu 13 anos), exatamente a idade que a sua filha tem hoje. 
Lembro-me dela ainda bem mexidinha. Sempre me lembro dela a usar aquelas roupas pretas de velhinha, de avózinha. De lenço na cabeça e xaile. Tinha cabelos brancos compridos e lisos e fazia sempre um coque atrás. Lembro-me que ela não tinha medo de nada. Nem mesmo de ratos. Chegamos a avistar um lá no quintal e foi ela a corajosa que andou atrás dele para o matar, mas não o encontrou. Ela ficou viúva muito cedo. O marido dela morreu em Ponta Garça, curiosamente a freguesia do meu namorido. Foi um ataque cardíaco fulminante, à qual ele não resistiu. Ela cuidou sozinha da minha avó, única filha. Retirou uma mama a dada altura. Viveu muitos anos na América, mas regressou e passou a viver na casa que hoje é da minha avó. Ajudou a minha avó a tomar conta das 2 filhas que teve, enquanto o meu avô esteve no Canadá. Diz a minha mãe e a minha madrinha que ela era rígida e que dava beliscões bem fininhos se elas falassem quando estavam na igreja. Não conheci essa parte dela.
Lembro-me que ela gostava de ficar sentada numa cadeirinha daquelas que abrem e fecham na sombrinha da casa, nas tardes de verão. Lembro-me dela gostar de dar tudo o que tinha às netas (2) e bisnetos (conheceu todos os 6 que teve). Dava-nos rebuçados e guloseimas que lhe davam na rua ou que ela comprava quando ia à loja. Conta a minha avó que ela mais nova era capaz de dar o seu casaco a quem ela visse que tinha frio na rua. 
Mas com a idade chegou a uma fase que já não ia tanto à rua porque já não ouvia os carros e já não nos dava rebuçados, mesmo nós ouvindo o barulho do papel deles na algibeira dela. Quando ela não nos dava, ficávamos chateados e às vezes tirávamos a rolhinha dos vasos para lhe cair água na cabeça! Ela brigava connosco, com razão. Éramos traquinas e queríamos rebuçados. Éramos crianças!
Depois foi ficando velhinha, velhinha, muito velhinha... Deixou de reconhecer-nos aos poucos, mas nunca perdeu o pudor. Morreu com 92 anos na sua casa de velhice, sem dor... 

Saudades tuas avó Beatriz! Olha pela tua filha que neste momento está a precisar da tua força...

Sem comentários:

Enviar um comentário