sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Apatia

Apatia não é preguiça. Apatia é falta de motivação, falta de interesse, falta de paixão, falta de entusiasmo. A apatia é causada por variados motivos... Dependendo dos casos, pode ser originária de derrotas contínuas, rejeição que nunca mais termina, ou pressões constantes.  

Como lutar contra a apatia?
Não é fácil... Mas deixo aqui alguns tópicos que considero serem os melhores (para mim!):

- Acreditar.
Acreditar que somos nós que comandamos a nossa vida. Acreditar que somos bonitos, talentosos e que conseguimos vencer com o nosso esforço.

- Amigos e família.
Rodear-se de pessoas que gostam de nós, que nos querem bem, que estão do nosso lado, não para resolver os nossos problemas, mas para estarem do nosso lado em qualquer decisão que tomemos.

- Evitar a solidão.
Analisar se os momentos em que estamos sós são frequentes. Estar só é bom. Faz-nos pensar. Mas em demasia poderá ser preocupante. Permita-se estar com outras pessoas de quem goste, evite as que não gosta. Os eventos sociais ajudam a não se sentir só, embora muitas vezes se vá sentir só, mesmo estando rodeada por muitas pessoas. Encontre o equilíbrio entre estar acompanhado e estar sozinho.

- Atividades.
Faça coisas que o façam sentir bem. Recorde-se das coisas que fazia no passado e que lhe davam prazer. Faça uma lista dessas coisas, se for preciso. Volte a fazê-las.

- Atitude.
Mude a sua atitude perante uma situação. Se não deu certo uma vez, tente fazer diferente, ser diferente.

- Relações.
Evite relações tóxicas que só o põem para baixo. Uma relação serve para lhe apoiar e não para o desvalorizar.

- Ocupação.
Mantenha-se ocupado. Canse o seu corpo, seja fazendo algum tipo de exercício físico ou mental. Mas mexa-se...

- Aceitação.
Aceite a sua maneira de ser. Ninguém é perfeito. Aceite as suas falhas e se achar que deve mudar, mude. Se achar que é importante para si ser assim ou que faz parte dos seus princípios, aceite-se dessa forma mesmo.

- Compromisso.
Faça um plano da sua rotina e comprometa-se em cumpri-lo. 


E... Se não conseguir com todas estas coisitas que deixo aqui, procure ajuda profissional, porque eu, comum mortal (que nem psicóloga sou!), não percebo nada disto. Apenas estou a dar a minha opinião e a partilhar os passos que também eu tento seguir...



Sem comentários:

Enviar um comentário