quarta-feira, 17 de maio de 2017

A propósito do dia 13 de maio...

A carga do 13 de maio em Portugal já é verdadeiramente intensa pela religiosidade que nesse dia se vive. Confesso que a minha fé em Nossa Senhora de Fátima se intensificou a partir do momento em que fui mãe. Sei lá... se calhar porque ela é também mãe e ouve melhor o meu coração de mãe... 
O Papa Francisco em Portugal nas comemorações do centenário das aparições de Fátima veio ainda mais intensificar as emoções desse dia. Apenas o vi pela televisão. Se calhar vi mais e melhor do que a maioria dos que lá estavam presentes. Claro que estar presente é estar presente. Mas no quadradinho mágico também foi bom. Tentei acompanhá-lo ao máximo, pois é, sem dúvida, uma das pessoas mais humanas e humildes que eu conheço.

Nesse mesmo dia o Benfica sagrou-se tetra-campeão! Bom, quem me conhece bem sabe que já liguei mais a futebol do que hoje em dia, sabe que hoje se calhar só sei o nome do Luisão e é porque ele está lá à carradas de anos... não faço ideia de qual o nome do guarda-redes ou do jogador que se destacou esta época. Sei que o Rui Costa, que é aquela imagem que sempre fez parte da minha vida, é dirigente, mas não faço ideia quais são as suas funções... Mas sou benfiquista! Gosto do meu Benfica! Gosto porque o meu pai é do Benfica, a minha mãe é do Benfica, o meu avô materno era do Benfica,... Só ouvia falar do Benfica quando era pequena! E convenhamos que equipamento bonito é o vermelhinho! Ouvi o relato na rádio enquanto fazia umas limpezas (as primeiras da "casa do futuro" yey!!!). Lembrei-me muito do meu avô materno... Ele via o jogo na televisão e ouvia o relato na rádio... Assim estava eu, mas sem televisão. Estava sozinha na "casa do futuro" e por isso quando o Benfica ganhou o jogo andei lá como louca a festejar o campeonato... Foi uma espécie de "dança como se ninguém estivesse a ver"... Foi mais ou menos isso! E há quanto tempo não me sentia assim tão "solta"!... Foi bom!

Já em casa, liguei a televisão para ver a Eurovisão. Sou da geração que acompanhava a Eurovisão, os Jogos sem Fronteiras. Não haviam outros canais televisivos!!!! Lembro-me de ver muitas Eurovisões e de ver Portugal sempre cá para trás... Algumas músicas me marcaram, outras nem por isso... É como tudo na vida... No entanto, confesso que nunca fui assim tão ligada pela Eurovisão como algumas pessoas que conheço (alguns escrevem pontuações em papelinhos e guardam-nos durante anos, outros não falham a uma Eurovisão ao vivo, outros gravam as várias edições desde o momento em que tiveram o seu 1º video,...), mas gosto de ver, de vibrar por Portugal (em qualquer competição!) e de conhecer as músicas. Este ano estava confiante na música do Salvador Sobral. Desde o primeiro minuto que a ouvi pela primeira vez  (esta versão aqui)senti nela um enorme potencial. Tinha sentimento, história e uma carga emocional gigantesca. Simplicidade como eu gosto (não é à toa que oiço música brasileira, da boa!). Gosto de músicas com sentido e aquela fez tanto sentido para mim... O rapaz também é um moço cheio de piada e sinto boas energias no seu olhar, nas suas palavras (podem ver um exemplo da visão de vida dele aqui). Vejo nele um poço de humildade, de uma excelente educação (e berço!) e de boa onda e isso cativa-me nas pessoas. Mesmo que ele não ganhasse o 1º lugar, acreditei desde o primeiro momento que iria ficar bem posicionado. E ficou em primeiro lugar!!!!! Conquistou o 1º lugar!!! Nem ele, nem a irmã acreditavam no que estava a acontecer!... Acho que devem estar até hoje e viver um "sonho"... É caso para perguntar "Será que já caíram em si?!". Eu ainda não!...


Foi um dia cheio de emoções das boas! :) 
Um dia feliz para Portugal e para mim que sinto muito orgulho em ser portuguesa! :)
Um dia impróprio para cardíacos!!!




Sem comentários:

Enviar um comentário