terça-feira, 9 de maio de 2017

Ser feliz à moda escandinava/nórdica!

Há tempos ouvi falar num novo conceito de vida... Este aqui! Chama-se HYGGE (som verbal "huga") e tem tudo a ver com o apreciar os bons prazeres da vida e de torná-la o mais simples possível. 
Se olharmos para a Dinamarca, vemos um país onde a saúde e a educação é gratuita, a criminalidade é baixa, os salários são bons e a quantidade de desempregados é muito baixa, sendo que nos primeiros 2 anos recebem sempre um valor mensal. São um povo que se respeita e que aceita o outro como ele é na realidade. A pornografia e a prostituição são legalizadas. É permitido fazer topless nas praias e o corpo e o sexo são tratados de forma natural (como é), sem tabus e sem preconceitos.
Em contrapartida, não há o nosso verão e logo aí já me deixo ficar pela terra natal e tenho a certeza que não conseguiria habituar-me a viver na Dinamarca, embora gostasse de fazer uma experiência, claro.
Não indo à Dinamarca nos próximos anos (não é um dos meus destinos de eleição), achei caricato o facto de há uns tempos (na altura de encontrar o estilo da casa onde gostaria de morar - só assim para me "encontrar" e partir para a decoração da mesma...) andar ficcionada num estilo de decoração escandinavo. Ainda hoje é aquele que mais me enche as medidas É um estilo minimalista, branco, suave, alguns apontamentos escuros (em tons cinza ou preto), algumas madeiras (ou imitação)... Gosto muito!
Voltando ao hygge... trata-se de uma nova forma de viver que está debaixo dos nossos olhos, que só não vê quem não quer, só não vive quem não está em paz consigo mesmo. Às vezes eu também não estou em paz comigo e não consigo, mas isso é um "treino" que devo fazer até ser atingir a minha meta. Tem a ver com o facto de usarmos os nossos 5 sentidos e sentir prazer nisso. Prazer nas mínimas coisas da vida, tal como acontece na decoração. 
Os 5 sentidos, na seguinte ordem, em todas as coisas da nossa vida, que seja lume numa lareira enquanto tomamos uma chávena de chá quente, por exemplo, desde que isso nos faça feliz:
1- Paladar
2- Audição
3- Olfato
4- Tato
5- Ver

Hygge é a arte de transformar um ambiente simpático onde quer que estejamos.
Na teoria, se tivéssemos uma boa política de saúde e de educação e menos criminalidade e fossemos mais abertos uns com os outros e pudéssemos confiar mais uns nos outros, se não existissem cunhas e benefícios para uns em detrimento de outros, se calhar ajudava MUITO na nossa felicidade. Não temos nada disso. Mas praticando o hygge se calhar conseguimos ser um bocadinho mais felizes... Digo eu! Eu pelo menos vou tentar... a começar pela nossa "casa do futuro", como diz a minha M....



"Procuremos acender uma vela em vez de amaldiçoar a escuridão."
Provérbio chinês



Sem comentários:

Enviar um comentário