domingo, 14 de maio de 2017

Salada Kale

Há uns tempos, para adicionar tarefas ao meu trabalho, pediram-me para fazer umas traduções de umas ementas tipo "gourmet", com alguns nomes estranhos, que nunca tinha ouvido falar... Encontrei uma salada que estou ansiosa por esperimentar: Salada Kale. Primeiro pensei que "Kale" fosse o nome da pessoa que inventou a dita salada, mas não. Kale é uma couve (pasmem-se como eu, se forem tão incultos no "mundo das couves" como eu!)! É mais tenra que as restantes que existem e por isso mesmo se come crua. É da família dos brócolos, couve-flor, couve manteiga, repolho... E o melhor que tudo é que, tal como os brócolos (que adoro!) é toda cheia de nutrientes (proteínas, ferro, cálcio e omega 3 e muitas, muitas vitaminas - A, C e K) e, pasmem-se mais uma vez, com pouquíssimas calorias - 45kc.
Fiquei curiosa e fui pesquisar as diversas saladas que se podem fazer com a couve Kale. E o aspeto de uma é sempre melhor que a outra... Tenho mesmo de experimentar um dia... Resta saber se vou encontrar a tal couve kale para me aventurar nessas coisas.
Outra particularidade desta couve é que além de se poder comer kale refogada e ao vapor, também se pode comer crua, desde que massajada. Isso mesmo: massajada!

Aqui fica uma das receitas que me suscitou curiosidade pelo simples que é de fazer...

Ingredientes:
- Kale (a gosto)
- 2/3 de nozes (como não é um fruto que admire muito, vou reduzir a quantidade disto)
- 1 alho
- queijo parmesão cru ralado (a gosto)
- 3 colheres de sopa de azeite virgem
- sumo de 1 limão
- sal e pimenta cayenne a gosto

Como fazer:
- pré-aquecer o forno 180º e colocar as nozes a assar por 10 minutos. Depois retirar e deixar esfriar;
- lavar as folhas de kale e retirar o talo (que é mais grosso) e cortá-la em tiras grossas. Colocá-la numa tigela;
- num recipiente pequeno, amassar o alho e misturar o azeite, o sumo de limão, o sal e a pimenta;
- verter o preparado sobre a kale e massajar até que as folhas fiquem um pouco murchas;
- acrescentar o queijo e as nozes e misture. 

Voilá! Está pronta!

(pode juntar-se fruta, carnes, legumes ou outros ingredientes ao gosto de cada um!)







Sem comentários:

Enviar um comentário