sábado, 10 de junho de 2017

Ser português é isto...

Hoje é dia de Portugal e de nos orgulharmos de sermos portugueses, o que é, para a maioria uma grande dificuldade: orgulharmo-nos de sermos Portugueses e do que temos de qualidade no nosso país. 
Bem sei que muitos de nós (se não todos!) achamos que somos um país governando por incompetentes e por pessoas que só pensam no seu em vez de pensarem pelo melhor para a nação e é muito verdade, mas não quero entrar por aí, primeiro porque não dou mesmo importância a isso, embora isso possa mesmo mexer com a minha algibeira, e segundo porque quero falar no dia de hoje sobre o que acho que é "ser-se português", como vejo o típico português...

O português vive da saudade. Isto torna-o um povo triste por natureza... Sente saudades de tudo e de todos. Saudade do passado e de reclamar o presente, mesmo sabendo que no futuro vão sentir saudades deste presente...
O português orgulha-se do seu passado como nenhum outro povo (pudera! Nós fomos mesmo muito aventureiros!) e não acredita nas suas potencialidades do presente, até ganharem! Pensamos pequenino! Achamos que não somos suficientemente bons e capazes de chegar mais longe!
Nos concertos o português é o último a dar um pé de dança, mas se for algo "heavy metal" já se veste de preto e é um grande maluco.
O português também gosta de folclore e de assistir àqueles programas de reality shows e das Tardes da Júlia ou das Tardes de Domingo a ver pimbalhada da grossa, mas fala mal desse tipo de programas e diz que não vê... Nas festas populares não querem ouvir outro tipo de música, se não a pimba, a popular, pois se for diferente não faz sentido!
Ser português é ir de cooler para a praia e levar tudo consigo: a família toda (incluindo a 5ª geração da linhagem), a comida, as bebidas e, depois da praia pegam no seu camiãozinho pequenino forrado de mantas,põem a família toda na caixa e vão para algum sítio fazer um churrasco. Depois da comilança, estendem-se no chão em cima das mantas e dormem o soninho "dos bebés"...
O português não sabe falar se não for alto e todos ao mesmo tempo, mas acanha-se se tiver de reclamar por algo, porque "oh, coitadinho..." (este fator tem sido bastante aperfeiçoado nos últimos tempos!)... Se estiver sozinho é um fala barato e arma-se em durão, mas confrontado com a situação fica mais pequenino que uma formiga e é capaz de passar a ser o melhor amigo.
Ser português é falar mal do que é nosso e não sentir orgulho de termos um melhor do mundo com já não sei quantas botas de ouro (Cristiano Ronaldo), uma equipa melhor da Europa (Seleção Portuguesa de Futebol) e agora um melhor da Europa (Salvador Sobral)!
Ser português é defender Portugal e valorizar o que temos com unhas e dentes, mas só apenas quando está fora do país. Cá dentro é perito em falar mal!
Ser português é apoiar uma equipa de outro país quando joga contra o Benfica para uma Liga dos Campeões, porque ser do FCP é maior que a Europa!
Ser português é ter paciência de esperar nas filas do check in, das Finanças ou da Segurança Social... É achar que o governo é que tem a responsabilidade de "sustentar" os nossos filhos, as nossas casas, as nossas vidas... e se não o fazem estão a "roubar"!
Ser português é poder andar na maior parte das nossas ruas a qualquer hora do dia ou da noite sem medo, é conhecer o vizinho e dizer "bom dia" ao pessoal do bairro.
Ser português é deixar algo fiado, mas voltar para pagar a sua despesa, mesmo que seja apenas 2 cêntimos.
Ser português é gostar de beber vinho português às refeições. Apreciar o Vinho do Porto, o da Madeira e o de Cheiro. É gostar de queijo e presunto, de mariscadas e petiscadas, de um bom churrasco em convívio com os amigos, de uma boa jantarada com o prato bem cheio.
Ser português é ter barriguinha de cerveja e adotar as modas que implicam ter menos trabalho com o corpo (a moda das barbas e bigodes por exemplo! Espero que não apareça a moda das mulheres por depilar!).
Ser português é não pintar o cabelo (os homens!) e ficar charmoso com a idade. Ser português é ser macho, grande garanhão, mas se for mulher já é "Maria vai com todos". Ser português é ter mentalidade retrógrada na maior parte das vezes. É não aceitar (ou não gostar!) que uma mulher ganhe mais ou que tenha um melhor estatuto que um homem. Ser português ainda é ver a mulher como o "sexo fraco" e ter de reservar lugares nas listas políticas para colocar mulheres para ninguém dizer que são só homens!
Ser português é gostar de ter a sua própria quinta (e tê-la se houver possibilidade disso!) e tratar dela com muito carinho, quer faça sol ou chuva.
Ser português é saber emigrar por necessidade e adaptar-se à nova cultura, à nova língua com facilidade e rapidez. É deixar referência em qualquer sítio que passe por ser o melhor trabalhador, o mais bem disposto, o mais honesto, o mais simpático. É amar o seu país e mostrar esse amor, mas no país de receção. É passar a vir de 5 em 5 anos à terrinha e fazer questão de mostrar a sua riqueza seja em carros, jóias, roupas, maquilhagem,...
Ser português é, perante uma fatalidade, nunca desistir, nunca deixar de sorrir, mesmo com lágrimas...

Este estatuto de "ser português" não é transversal a todos, como é óbvio. Somos todos diferentes e o "ser português" tem vindo a sofrer alterações ao longo dos tempos. Além de que existe o "ser português" no continente e o "ser português das ilhas". São diferente e dependem do ambiente envolvente onde estão. Este texto foi feito de acordo com a recolha do meu senso comum sobre a maioria daquilo que eu assisto de fora.

Eu sou portuguesa. Tenho muito orgulho do meu país e das qualidades que ele tem. Não o conheço todo, mas já estive mais longe... Há coisas que não gosto neste espírito e maneira de ser-se português, mas há outras que admiro profundamente. Somos um povo que não baixa os braços e não se deixa abater por nada!... O espírito daqueles que saíram de barquinho pela imensidão do mar fora sem saber se voltavam em busca do desconhecido ainda está em nós, ainda que meio adormecido, por vezes...

A propósito do tema, quero deixar aqui um link de um texto digno de ser lido - este - (porque está mesmo, mesmo muito bom!) de um blogger que acompanho quase diariamente e que partilho muito das suas ideias e opiniões, além de me fazer rir muitoooooooooooooo...


Sem comentários:

Enviar um comentário