quarta-feira, 25 de julho de 2018

Quero que ela seja melhor!

Ser resiliente é difícil, mas mais difícil é conseguir ensinar a sê-lo.

Depois de ler este artigo, chego à conclusão que eu não sou resiliente. Não sou! Tento, mas não consigo! Quer dizer... também não é assim... Existem alguns pontos do "ser resiliente" que eu atinjo, mas há outros que por mais que me esforce não fazem parte da minha maneira de ser... Simplesmente não consigo...
Quem me conhece sabe perfeitamente que vivo de emoções. Eu sinto. Não racionalizo muito. Não controlo, não escondo. E não consigo ultrapassar isto... por muito que me esforce... Isto ajuda-me a criar empatia pelo outro. Consigo sair do meu "mundinho" e colocar-me no lugar do outro e imaginar o que sente... Há situações que não consigo (quando ultrapassa o nível do que considero normal!), mas a maioria sim...
Sou também bastante positiva. Perante um cenário negro consigo ver a luz no fundo do túnel e esforço-me por chegar até lá ou fazer com que o outro chegue. Mas não sou assim todos os dias. Há dias negros. Escuros. Principalmente se esse negrume está exatamente em cima da minha cabeça, é mais difícil de ver a luz...
Por outro lado, quero que um dia a minha filha seja resiliente! Que ela, perante um obstáculo, situação mais difícil, ela consiga gerir as suas emoções e encontre uma solução, sem sofrer.

Aqui encontro 10 dicas para fazer com que ela seja melhor que eu:
. Fazer amigos
Lá isso ela tem facilidade, após os primeiros 2 minutos. Ter amigos ajudá-la-á a saber partilhar não só brinquedos, como também as alegrias e tristezas.

. Ajudar os outros
Tento dar-lhe alguma responsabilidade. Tem alguma resistência em ajudar em casa, por exemplo, quando existe outra coisa mais interessante para fazer. Mas isso acho que acontece com todos!

. Rotina diária
Ela tem uma rotina diária desde cedo. Neste campo acho que estou no bom caminho...

. Fazer uma pausa
Existem dias e dias... e ela, da mesma forma que tem uma rotina, também tem fugas à mesma e aceitamos isso com naturalidade.

. Cuidar de si próprio
Ela tem tempo para brincar e também lhe dou tempo para ler ou simplesmente para estar na sua tenda a relaxar.

. Criar metas e objetivos
Próximo passo a trabalhar.

. Desenvolver a auto-estima
Sempre. Desde que nasceu.

. Ser otimista
Tento sempre fazer-lhe ver o lado positivo das coisas.

. Conhecer-se a si próprio
Ela ainda não se consegue controlar bem face a uma situação conflituosa. Ou vem ter comigo para a "salvar" ou então faz uma birrinha... Tento ensinar-lhe a controlar a sua fúria.

. Aceitar as mudanças
Sempre que existe uma mudança mais radical na sua vida como foi a mudança de casa ou a ida para a escola foram aceites naturalmente. Até aqui ainda não houve problemas de maior com mudanças.

No fundo o que eu pretendo é que ela supere em tudo aquilo que eu sou e que eu consegui. Quero que ela seja melhor que eu em tudo. Mas acima de tudo que seja FELIZ!



Sem comentários:

Enviar um comentário