domingo, 5 de fevereiro de 2017

Bolo das Mães - a melhor escolha!

Eu tenho 2 amigas que me ajudam sempre que tenho festas de aniversários. Ambas sabem truques maravilhosos e me dão dicas que normalmente uso. Este ano uma delas deu-me uma receita que utilizei para fazer o bolo da minha filha. Como nunca tinha experimentado fazer este bolo, estava um pouco apreensiva, mas lá arrisquei. Afinal de contas, se não desse certo, havia de fazer outro.
O bolo fica super fofinho e muito (mesmo muito!) saboroso. Fica de cor amarelada, com sabor abaunilhado e molhadinho, exatamente como eu gosto!
Forrá-lo não foi fácil por ser tão fofo, mas lá consegui e, modéstia à parte, fico muito bonito e, acima de tudo, saboroso...

Chama-se "Bolo das mães"... Deduzo que o nome faz juz ao próprio bolo, pois o amor de mãe é um docinho como o próprio bolo fica! :)

Ingredientes:
- 4 ovos
- 3 chávenas de açúcar (eu reduzi para 2)
- 2 chávenas de leite
- 4 chávenas de farinha
- 1 colher de sopa de farinha Custard (farinha com cheirinho a baunilha)
- 2 colheres de sopa de fermento em pó
- algumas gotas de baunilha
- 250gr de manteiga

Essa minha amiga disse-me que a receita dava um bolo grande, pelo que na bimby seria complicado fazer... Lá fui eu com a batedeira da minha mãe para casa para ser usada em caso de alguma emergência. Se comprei a bimby é para fazer coisas nela, por isso decidi arriscar e comecei a fazer o bolo lá (se ameaçasse transbordar, havia de colocar num recipiente maior e usar a batedeira da minha mãe). 

Coloquei a manteiga e o açúcar na bimby e bati muito bem batido (até fazer um creme branco). Depois juntei as gemas e bati novamente muito bem. O segredo deste bolo é bater tudo muito bem...
À parte misturar bem a farinha com a farinha Custard e o fermento.
Colocar no copo da bimby (pelo buraquinho superior) o leite alternando com as farinhas e fermento misturados.
Nesse momento retirei a massa da bimby e pu-la num recipiente maior para poder misturar as claras em castelo, batidas no SpeedyChef da Tupperware (gosto de misturar as claras com um "rapa tudo" pois o bolo fica mais fofinho - o truque é tentar não deixar que as claras diminuam de volume).
Deu realmente bastante massa, por isso tive de cozê-la por 2 vezes e um dos bolos ainda foi partido ao meio! :) Um verdadeiro bolo de aniversário!

(resultado final)

(o 2º bolo foi partido a meio de tão grande que era. Ficou, assim, um bolo de 3 camadas)

4 comentários:

  1. Ficou tão giro. Estava a pensar fazer o da Lara também, é já em Março, mas não estou com grande coragem. ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta! Vais ver que não custa nada e elas ficam todas orgulhosas pelo esforço da mãe! 😍
      Se precisares de umas dicas dispõe... 😉

      Eliminar
    2. :D Vou ver se ganho coragem. Se ganhar vou precisar de umas dicas com toda a certeza. :) Beijinhos

      Eliminar