quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Peso descomunal às costas...

Lembro-me que quando era pequenina, quando entrei para o 5º ano, a minha mãe ajudou-me a organizar os meus cadernos para a nova escola. Ia ter 10 disciplinas e, se bem me recordo, só em 2 não tinha livros. Para não levar com uma falta de material escolar (eu sempre fui muito aplicadinha, principalmente nos primeiros anos de escola!), lá ia eu com uma mochila que parecia uma saca de batatas para carregar. Na altura não haviam cacifos e nem sítios onde pudéssemos deixar os livros para o dia seguinte. Além disso, como era habitual, todos os dias haviam trabalhos para casa, por isso mesmo que houvessem cacifos, não dava para deixar os livros atrás...
Eu sobrevivi, é certo! Mas, se calhar, se tivesse tido menos peso nas costas (eu e muitas outras crianças, se calhar mais fraquinhas e pequeninas que eu - sempre fui uma rapariguinha grada!), possivelmente elas estariam com mais saúde!

Por outro lado, já estive na pele dos professores, pela altura do meu ano de estágio, na Escola Secundária José Saramago, em Mafra e, perante o vasto programa que os professores têm de dar aos alunos, os trabalhos de casa são quase como uma obrigação diária (eu, como professora de Português, sentia mesmo necessidade de enviar TPC para que os meus alunos pudessem exercitar o que tinham aprendido!!), por isso era mesmo necessário o livro, o caderno, e todo o material que fosse necessário. Eu fui uma das que contribuiu para o peso na mochila dos meus alunos...

Hoje, como mãe, não vou ficar feliz por ver a minha minorquinha a transportar 10kg de mochila para a escola. Possivelmente, sempre que me fosse possível, vou ser eu a carregar a mochila dela, como hoje o faço, mesmo sem ela estar ainda na escola (sempre tem alguma coisa para levar: roupa, brinquedos, comida...).

Acho que a solução para diminuir o peso das mochilas dos alunos passa por diminuírem o programa escolar e por simplificarem a aprendizagem, de forma a que não seja necessário o envio dos TPC todos os dias (sei que às vezes tem mesmo de ser e é uma forma dos alunos continuarem a aprender!)... Há anos letivos bastante puxados e complicados, transformando a vida escolar dos alunos num verdadeiro tormento para eles (e para os pais - aqueles que se interessam, claro!)... Além de que depois da escola ainda têm os "hobbies" para que as crianças possam estar ocupadas... Já não há o "tempo de não fazer nada" pois os pais têm de trabalhar e não podem ficar "sem fazer nada" junto com os seus filhos, então têm de mandá-los terem aulas ou treinos disto e daquilo para não correrem o risco deles ficarem sozinhos (porque não têm com quem deixá-los!)!... Ora este tema daria um novo post para este blog.... quem sabe um dia destes?!

Hoje soube que existia uma petição contra o peso nas mochilas das crianças, esta aqui, que espero que todos vós assinem (não é só ler o que escrevo, também têm de colaborar com alguma coisinha!), para que esta petição chegue ao Parlamento e eles possam votar a favor da diminuição do peso das mochilas, a bem da saúde infantil. Se concordas, vota por favor...! :)

É que se esta lei se mantiver, a minha M. vai ter uma  mochila com rodinhas, tipo mala de viagem...





Sem comentários:

Enviar um comentário