sexta-feira, 29 de julho de 2016

Como ser parte da Universidade?! #1

Quem entra na Universidade passa por praxes académicas. Eu concordo com as praxes, desde que sejam praxes giras e que ajudem o bom ambiente que se vive na universidade. Graças a Deus a minha Universidade tem umas praxes muitos giras e que deviam servir de exemplo a muitas outras Universidades que apenas gostam de mostrar "abuso do poder". As praxes ajudam os novos alunos a se sentirem parte da Universidade que ficaram colocados. É nas praxes que se conhecem pessoas e que se começa a formar os novos grupos de amigos. Como já disse (pode ler aqui), entrei na Universidade mais tarde que os restantes colegas, já depois da época de praxes, e por este motivo no meu primeiro ano nunca me prendi a nenhum grupo de amigos. Falava mais com a delegada de turma e mais uns quantos que andavam mais pela zona onde me sentava na sala, mas nada de especial. No entanto, falei sempre com a maioria (éramos muitos!), embora não tivesse grande ligação com nenhum deles, até porque já tinham os seus próprios grupos formados. Eu, como sou tímida à primeira instância, não tinha aquele "à vontade" de me introduzir em nenhum grupo, então mantive a boa convivência durante as aulas e nos intervalos delas.
Então, com o objetivo de me inturmar mais na universidade, e como gostava de desporto, reparei que havia lá uma equipa feminina de volei. Inscrevi-me. Os treinos e jogos decorriam no Ginásio da Cidade Universitária. Éramos poucas, mas durante o campeonato todo não havia amizade pós treino/jogo, até porque nunca encontrei nenhuma delas pela universidade (julgo que andavam noutros pólos!)... Tínhamos 2 treinadores. Um deles ainda mantenho contacto, vou sabendo dele no facebook. Digamos que nos treinos e nos jogos até tínhamos uma boa equipa. Refiro-me a bom ambiente, porque jogar, jogar, não jogávamos nada de jeito. Lembro-me que só ganhávamos quando a equipa adversária não comparecia, exceto num jogo que me recordo de termos dado tudo por tudo e ganhámos por mérito mesmo!!! 
No 2º ano de universidade inscrevi-me novamente. Mas... desisti logo depois do primeiro jogo. Porquê?! Porque as jogadoras da equipa eram já federadas e levavam aquilo muito a sério. Ficavam zangadas quando algo corria mal e eu que estava ali na desportiva, pelo bom ambiente, achei melhor escolher outro caminho. E, sabem que mais?! Foi a melhor coisa que fiz, pois o caminho que escolhi fez-me muito mais feliz!...

Sem comentários:

Enviar um comentário