domingo, 24 de julho de 2016

Ninguém disse que ia ser fácil...

Há 6 anos atrás dei um passo muito importante na minha vida. Decidi partilhar o bem mais precioso que tinha até àquela data, que era a minha vida, com outra pessoa. Falando assim até parece ser uma coisa fácil. Mas não é!...

A verdade é que temos de lidar diariamente (sem escapatória) com outra pessoa, com outro feitio, outra maneira de pensar e outra vivência diferente da nossa. São hábitos, atitudes e comportamentos diferentes dos nossos e que, à medida que o tempo passa, podem chocar com os nossos. E há coisas que, por mais anos que se namore, nunca chegamos a conhecer, só mesmo vivendo junto na mesma casa é que vemos como na realidade as coisas são. Não é fácil, mas ainda hoje acredito que não é impossível! Eu acredito no casamento (ou ajuntamento, ou viver junto, o que quiserem chamar!) e ainda mais acredito no AMOR. Enquanto houver AMOR tudo é possível. Ele existe e deve ser alimentado diariamente. Mesmoooo! Não acredito em divórcios/separações por motivos pouco satisfatórios (óbvio que não estou a falar em casos de violência doméstica ou traições, porque aí não há mesmo volta a dar, na maior parte dos casos!) pelo simples facto que isso para mim não faz sentido. Quem me conhece bem sabe que esta é a minha convicção. A verdade é que, segundo aquilo que acredito, o divórcio acontece apenas se aparece alguma pessoa à qual demos demasiada liberdade (e não devíamos!) e vemos nela algum tipo de "escapatória"; ou, se não aparece essa 3ª pessoa, o divórcio acontece porque existiu desleixe, falta de capacidade de colocar o orgulho atrás das costas, falta de vontade que as coisas dêem certo, falta de entrega ao próximo. A isto tudo chama-se egoísmo, pensar só em si. Num casamento é proibido pensarmos só em nós enquanto indivíduo. Temos de pensar como um todo, como se fossemos uma equipa de futebol. Se eu quero ganhar, não posso nunca jogar sozinha, portanto o companheiro da minha equipa tem o direito e o dever de jogar comigo e juntos rumo ao golo. Vejamos, o Cristiano Ronaldo sozinho não ganha nada, mas se tiver uma equipa que o apoie e o ajude, a equipa pode ganhar. Repararam bem no que disse?! A equipa ganha! Não é o Cristiano que ganha, é a equipa! Quem ganhou o Euro 2016 não foi o Cristiano Ronaldo. Foi Portugal! Toda uma nação! Assim é um casamento: ou todos ganham ou todos perdem. E é preciso serem os 2 a lutar. Costumo dizer "Se um não quer, dois não podem!" e é verdade!

Eu não gosto de perder, nunca gostei. Gosto de ganhar! Quando ganhamos há festa, há sorrisos, há sentimentos bons e energias positivas. É disso que eu gosto. O truque está em termos a capacidade de nos moldar e de nos adaptar à outra pessoa e ela a nós. É de termos como um dos principais objetivos de vida fazermos o outro feliz. É como se tivéssemos que casar vezes sem conta com a mesma pessoa. Temos de agir como um todo, uma equipa ganhadora. E do lado de fora do nosso lar devemos colocar o egoísmo, o orgulho e todos os outros sentimentos ruins (e, às vezes até pessoas) que podem destruir o que pretendemos e estamos a construir. Não é fácil, mas não é impossível. Não é por nós, enquanto indivíduos, que devemos fazê-lo, mas sim por nós 2 (3, 4,... 10), pelo casal, pela família que nos propusemos construir juntos. Há um texto lindo sobre esta assunto. Pode lê-lo aqui. É exatamente assim que eu penso.

Há 6 anos atrás o dia estava lindo, o casamento foi lindo, o sol brilhou no céu e nos nossos rostos e também nos rostos de quem connosco dividiu essa felicidade. Até a lua estava cheia e cheia de luz. Foi um dia inesquecível que eu guardo no meu coração até hoje. Nas dificuldades de uma vida a 2 (que acontecem mais vezes do que queremos!) é nesse dia que eu penso, é nas carinhas felizes que vi, é no sentimento que me fez unir lá atrás a esta pessoa que hoje continua a ser o meu marido e que espero que permaneça até sempre, porque para mim o "para sempre" existe, basta querermos, basta simplesmente AMAR! :)


Duas músicas que marcaram este dia há 6 anos atrás e ainda hoje valem...









Sem comentários:

Enviar um comentário