terça-feira, 5 de julho de 2016

É pá espinha... na Ribeira Quente!!

Está a aproximar-se o festival que mais gosto de participar comparativamente aos outros que se realizam na ilha de S. Miguel: a Festa do Chicharro, na Ribeira Quente. É já no próximo fim-de-semana (de 7 a 10 de julho).

A Ribeira Quente é uma freguesia pequenina que pertence ao concelho da Povoação, que, na minha opinião, tem a praia mais bonita e com a melhores condições da ilha. É uma zona piscatória e por este motivo é mesmo muito ligada ao mar. Nesta freguesia passei 2 dos melhores verões da minha vida, com 15 e 16 anos, portanto há 23 anos atrás. Passados 23 anos continuo a guardar algumas das melhores recordações da minha vida e mantenho amizades desde então. Hoje quando lá vou, continuo a sentir-me em "casa", pois o ambiente e a forma como me recebem é sempre muito familiar e muito especial. Aproveito para aqui, publicamente, agradecer a cada um por toda a amizade. A Festa do Chicharro nessa altura não era nada do que é hoje. Era uma festinha que atraia gente, mas não multidões. As pessoas iam à festa e tal, mas a grande maioria não ficavam lá a dormir.

Hoje ir à Ribeira Quente nesta altura é um verdadeiro pesadelo, mas o objetivo que se alcança é deveras maravilhoso! A freguesia é literalmente adotada por milhares de pessoas que acampam, outros que dormem no próprio carro, e outros ainda que ficam a dormir na Furnas (freguesia mais próxima) e optam por fazer-se transportar de autocarro. Para evitar atrasos e caos no trânsito, todas as vezes que fui, optei por dormir mesmo lá. Afinal de contas, senti-me sempre em "casa", mesmo não dormindo em nenhuma casa.

O festival é simplesmente mágico! Não é pela música! Podia muito bem ir lá tocar o Zé Cabra ou o Yê yê, a mim não me fazia diferença nenhuma (embora para a maioria fizesse!). É pelo ambiente! Ver um concerto, estar num espaço e saber que ali ao lado está o mar, é qualquer coisa super. É um privilégio estar numa festa e sentir o cheiro a maresia, saber que podemos ouvir as ondas (nos raríssimos minutos de silêncio!). Mas o melhor é... poder acordar com o mar aos nossos pés e vestir logo o bikini... poder ir tomar um cafézinho para acordar ao café do Dinis... dizer bom dia àquela gente simples de coração gigante e de sorriso nos lábios... sentir o à vontade de entrar num barco para tirar uma fotografia, porque é quase da família... andar por aquelas ruas tão peculiares e poder recordar cada momento que vivi ali nos meus inesquecíveis verões...

Há uma banda e uma música que é o hino deste festival e, normalmente, nos dias do festival ouve-se muitas vezes pelas ruas, nos carros ou nas casas das pessoas. A banda é os Starlight (um festival sem eles não é a mesma coisa, pois além de serem filhos da terra, animam como ninguém a festa!) e a música é a que coloco de seguida (oiçam que vale a pena!). O vídeo retrata uma Ribeira Quente e uma Festa do Chicharro de alguns anos atrás, mas ainda hoje, assim que tocam esta música o pessoal delira...

Para terem uma ideia de como é, vejam também este vídeo que retrata a Festa do Chicharro no ano passado. E, se o ano passado foi assim, este ano será ainda melhor! :)





Sem comentários:

Enviar um comentário