terça-feira, 1 de novembro de 2016

Hoje sinto-os mais perto de mim...

Hoje é feriado. É o dia de Todos-Os-Santos.

É o dia que me lembro da minha infância e de ir pedir o Pão-Por-Deus pelas casas vizinhas da freguesia... Juntáva-me com alguns amigos e íamos batendo às portas a cantarolar isto:
"Pão-por-Deus
Queira Deus
Seja tudo pelo amor de Deus
A esmola que Deus fez."
E lá nos abriam a porta e nos davam doces, bolachinhas, biscoitos, pão e quem não tinha nada disso dava-nos troquinhos (e às vezes notas!). E lá íamos nós todos contentes para a próxima casa...

É também o dia que se visitam aqueles que já partiram deste mundo... E já partiram tantas pessoas minhas queridas... Sei que, se não for eu a morrer entretanto, vou continuar a somar pessoas queridas ao grupo de pessoas de quem sinto saudade e que sei que não voltarei a abraçar, pelo menos enquanto cá estiver... E é aqui que o meu pensamento dá a volta ao mundo (e aos planetas vizinhos!)... A única certeza que temos mal nascemos é que um dia vamos morrer, não há volta a dar.... De todas as coisas que dei à minha filha, esta era aquela que não queria dar, essa certeza, essa triste certeza que a fará chorar, que a fará triste, que a fará sentir-se sozinha, que a fará também passar pelo mesmo...

Bom, na verdade, neste dia gostaria de  poder visitar todas aquelas pessoas que partiram, mas seria uma maratona gigantesca, pois os cemitérios que teria de visitar estão espalhados por quase toda a ilha... por isso, na impossibilidade de fazê-lo, penso neles de forma mais intensa, este ano, especialmente, penso na minha avó, que partiu muito recentemente... E, sempre que penso nela sinto uma saudade enorme... Eu sabia que ia sentir saudades dela, mas não sabia que sentiria tantas... O que mais adorava nela era o seu sorriso e a forma como ria desalmadamente até as lágrimas lhe caírem... Nos últimos dias isso só acontecia quando a minha M. a visitava...

Avó, onde quer que estejas, recebe um beijo nosso...

Sem comentários:

Enviar um comentário