quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Hoje é a mais novinha que sopra velas...

Nasceu um mês e qualquer coisa depois do meu irmão. Ficamos com um menino e uma menina na família que cresceram mais ou menos como irmãos, assim como eu e a irmã dela. Sempre foi muito decidida, sempre soube bem o que queria, como queria e quando queria. Em pequenina era muito próxima de mim. Quando eu aparecia já mais ninguém lhe podia dar banho, dar de comer, era sempre eu... e eu adorava... :)
Para ir na procissão era "só se a Vera for comigo" e lá ia eu a pedido da minha madrinha...
Ela, em pequenina, tinha uns cabelos lindos, quase loirinhos. A minha madrinha fazia-lhe um rabo-de-cavalo mesmo em cima da sua pequena cabeça (tal como eu faço à minha M.) e o seu cabelo ficava a saltitar de um lado para o outro, enquanto andava e corria. Era muito fofa! :)
Sempre que íamos para a Lomba da Maia andávamos sempre juntos, os 4... Tanto que passámos a ser a "Quadrilha"... (e que quadrilha!). Os nossos verões eram passados quase sempre juntos e fazíamos questão disso... Houve um dos verões, daqueles que foram passados na Ribeira Quente, que ela esteve praticamente sempre connosco. Era como se fosse a minha irmã mais nova, gémea do meu irmão. 
"Se é para carreira, é para carreira!" - dizia ela depois de fazer carreiras nas ondas, com o cabelo todo fora do lugar e depois de dar valentes trambulhões na praia dos Moinhos... É das imagens que mais saudade me dá de voltar a vê-la criança... Era a mais destemida do grupo. Enfrentava um dragão se fosse preciso. Tinha resposta pronta para tudo. Ainda hoje é assim!
Com ela passei algumas das minhas maiores aventuras... Hoje ela já é mãe (de um menino lindo!), já eu sou mãe (de uma menina linda!), já temos as nossas próprias famílias e espero que os nossos filhos possam ser tão amigos e tão cúmplices quanto nós fomos...
Hoje a minha prima-irmã mais nova da minha família do lado da minha mãe faz anos e só lhe desejo tudo de bom do que a vida tem para oferecer... Sê feliz, pequenota!...

2 comentários: