sábado, 12 de novembro de 2016

Sou uma mãe que grita...

Dizem que quando assumimos um erro é já um passo para a cura... Vamos a ver...

Grito com a minha M. mais vezes do que aquelas que queria, infelizmente... Muitas vezes, o grito surge pelo cansaço, por fatores emocionais descontrolados, ou quando já tentei inúmeras alternativas e todas elas falharam... A minha M. às vezes leva-me ao limite de mim própria... Penso que todas as crianças o fazem, não é verdade?! 

Aquelas mães que têm os seus filhos ainda bebés com choros motivados apenas pelas cólicas, ou pela fralda suja, ou por fome, ou até por algum outro motivo que se calhar nunca chegam a saber o que é, não imaginam o que ainda está por vir... Se se irritam com os filhos nessa altura em que são bebés, não imaginam o quanto se vão irritar quando eles crescerem e quererem que as coisas funcionam do seu jeito... É nessa altura que temos de impor limites e a consequência disso são as famosas birras, as frustrações que eles não sabem ainda controlar muito bem... e depois de inúmeras tentativas, surge o grito! Que se apresente aquela mãe que se controla todas as vezes sem um grito. Gostava de conhecê-la e aprender o seu truque de auto controlo. 

É importante que as crianças conheçam os seus limites que percebam que não podem fazer tudo aquilo que querem, quando querem e porque querem. Se alguma vez lhe falo mais alto é porque já apliquei todas as técnicas falando baixo. Tenho, sinceramente, tentado corrigir essa atitude, porque vejo que ganho mais conversando do que gritando, mas às vezes é mais forte que eu... Não sou uma mãe perfeita, mas tento melhorar-me diariamente aprendendo com os meus erros e também com os erros dos outros. Tenho a melhor filha do mundo, que apesar de desafiar todos os meus limites, eu amo-a com todas as minhas forças e quero fazer dela uma pessoa boa, honesta, lutadora e determinada em atingir os seus objetivos sem nunca desrespeitar o próximo.

Outro dia, no meu local de trabalho, lancei uma pergunta para o ar "alguma de vocês grita com os vossos filhos?!" e a resposta geral com mais ou menos comentário foi "Sim". Senti-me bem mais normal!... No entanto, ando a treinar essa atitude até porque estou sempre a dizer "Não se grita!" para a minha filha... E sei que tenho de lhe dar o meu exemplo... Não é fácil, mas não é impossível!

2 comentários:

  1. Sei do que falas. :) Por aqui mais ou menos igual.
    O que tenho que controlar é a irritação que sinto quando a Lara começa a desafiar-me ou quando tenho a Maria a chorar e a Lara começa uma birra para chamar a atenção. Estive 5 dias sozinha com as duas e foi a melhor altura para treinar o meu autocontrole. Consegui manter a calma todo o tempo e a Lara tentou, mas não desenvolveu nenhuma birra. :P Chegou o pai e recomeçaram as birras. lol

    ResponderEliminar
  2. Tentei seguir a metodologia " berra-me mais baixo" porque acredito mesmo que não resolvemos nada com gritos. Infelizmente nem sempre consigo, infelizmente grito mais do que quero, mas tento, não desisto de tentar ser melhor.

    ResponderEliminar