sábado, 6 de agosto de 2016

Ela trancou-se dentro do carro?! E agora?!

Desde pequenina que a minha M. adora "conduzir". Aprendeu, desde muito cedo, onde se abriam e fechavam as portas, onde se liga o carro, onde se liga o rádio e onde se aumenta ou diminui o volume. Ela só não liga o carro porque é preciso alguma força. Mas de resto ela sabe onde fica o travão e as mudanças e os pedais,... é uma sabichona desde pequenina. 

Em Setembro do ano passado, tinha a minha M. 1 ano e 7 meses, decidimos ir fazer um churrasco lá para os lados das Sete Cidades. O nosso carro estava na oficina, por isso estivemos durante 3 dias um carro de substituição, que, por acaso, tinha pouquíssimos meses de vida, ou seja, era cheio de "mariquices", como costumamos dizer. Ligava-se o carro num botão. E, por ser tão fácil, ela aprendeu rapidamente a ligá-lo e desligá-lo! Nesse dia, enquanto o grelhado se fazia, começou a choviscar e decidimos colocá-la dentro do carro, com os vidros meio abertos para ficar entretida e não apanhar chuva. Quando terminamos de grelhar as coisas fomos ter com ela ao carro. Chegamos lá e reparamos que, além dela ter fechado os vidros do carro, também tinha trancado as portas!!!! Mil e um pensamentos passaram pelas nossas cabeças... estarmos cá fora e ela lá dentro toda sorridente sem se aperceber do que se estava a passar. O namorido não conseguiu controlar o stress da situação. Compreensível. Eu, debaixo de stress, comecei a tentar manter a calma (e o namorido afastado da cena que estávamos a vivenciar!), para também transmitir calma para a nossa filha. Quando temos a noção de que as coisas estão mal, acontece sempre algo que nos faz pensar que tudo pode piorar... E foi mesmo isso que aconteceu... Na tentativa de ires buscar as chaves que estavam junto ao travão de mão, o vestido de alças que ela tinha engatou no travão de mão e aí sim, nesse momento, começou a chorar porque estava presa. Foi um momento de muito stress! Foi ai que bati no vidro e pedi-lhe que me escutasse. Disse-lhe que a amava, para ela ter calma e que ela ia conseguir sair dali, mas que tinha que fazer tudo o que a mãe lhe dissesse. E assim foi... Fui-lhe dando instruções devagarinho de como se soltar em primeiro lugar. Quando ela conseguiu (de lágrima no olho!), começou a sorrir e a acreditar nela própria. A partir daí foi só dar-lhe instruções para abrir alguma porta do carro... Em 20 minutos (que pareceram uma eternidade!!!) conseguiu abrir a porta bagagem e, nesse momento, o namorido voou (literalmente!) carro dentro para abrir as restantes portas antes que ela decidisse fechar de novo...

Foi um momento muito stressante para ela (e para nós também!), mas que foi superado com distinção. Não é qualquer bebé de 1 ano e 7 meses que consegue destrancar um carro. Digo eu, que não conheço nenhum... Naquele momento, passou-me muitas coisas pela cabeça e a certeza de que uma educação informada é bastante importante. E se ela não soubesse o que era um travão de mão?! E se ela não soubesse como se abria e fechava o carro?! Provavelmente nunca conseguiria abrir o carro... Minha rica filha...






2 comentários:

  1. Bem... que situação. Eu acho (tenho a certeza) que ficava em pânico!
    Terem conseguido resolver a situação dessa forma é surpreendente e fantástico, revela muita inteligência e presença de espírito (da mãe e da filha). Ainda bem que tudo correu bem. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, acima de tudo, teve de existir muita cumplicidade e confiança de que ela ia conseguir... e, claro, transmitir muita calma, sempre muita calma!... ;)

      Eliminar