sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Família - honrar as raízes!

Estar em família é daquelas coisas que eu amo de paixão. Poder demonstrar que gosto daquelas pessoas que me são afetas pelo sangue (e às vezes nem é preciso ser de sangue!) é, se calhar, das coisas que mais gosto na vida. Reconheço que nem sempre (falo por mim!) procedo da melhor forma com a minha família. Não os trato mal fisicamente, não os ignoro e nem tão pouco os prejudico com faltas de educação (graças a Deus, sempre me ensinaram a respeitar os outros!), mas sei que, por vezes, é sobre eles que cai o meu mau humor quando algo me corre mal e eles podem nem estar diretamente ligados à situação. Olha que sorte! Lá está, se calhar é mesmo porque são a minha família. Aquelas pessoas que estão mais próximas de nós é que levam por tabela e não devia ser assim. O ser humano é lixado! Mas também por eles nos conhecerem tão bem, aceitarem a nossa maneira de ser desde o primeiro momento, é que se calhar nos dão um desconto (e nós a eles também, porque ninguém é perfeito!).
Costumam dizer "Família é tudo igual, só muda o endereço!" e é verdade. Cada uma tem os seus problemas, os seus defeitos, as suas imperfeições, mas há uma coisa que diferencia uma família de outra: o amor, a humildade e o respeito! Estes 3 fatores podem realmente fazer a diferença, principalmente em casos de catástrofe familiar (seja ela mortes, doenças, separações, fatores externos, como drogas, álcool,...). É exatamente nessas situações que vemos se a nossa família tem "pedalada" para aguentar. É nessas situações que a família se une mais em prol do sucesso familiar. É nessa altura que a união faz a força! Se um está mais fraco, é nosso dever apoiar, estar do lado para o que der e vier... Mas quando alguém se afasta de maneira abrupta, quando não quer saber, quando pensa só em si torna-se muito difícil recuperar mais tarde. Aí entram os 3 fatores cruciais: o amor, a humildade e o respeito! Se não os tiver presentes no coração e na sua maneira de agir na vida, nem vale a pena insistir!... 
Uma família tem o direito de opinar, ajudar, aconselhar. Ninguém é melhor que ninguém e ninguém é perfeito. Mas, quando se passa para uma atitude menos correta a única forma de dar a volta à questão é pedindo perdão. E para pedir perdão é preciso ser-se humilde! Hoje em dia, por de parte o nosso orgulho é complicado... Existem bases familiares, como o amor, a humildade e o respeito por quem cuidou de nós ou por quem nos é afeto que devem ser incutidos desde cedo.
O facto do meu primo dos states (podem recordar a história dele aqui!) ter estado cá fomenta sempre reuniões familiares bem boas, onde o amor entre nós paira no ar. É uma forma de estarmos mais próximos uns dos outros, mas também de revivermos situações mais dolorosas, causadas por situações inesperadas. Mas é como eu digo sempre "só faz falta quem cá está!" e quem cá está, quem se interessa por estar presente é que importa, é que merece a nossa atenção, o nosso carinho, o nosso amor e o nosso respeito. O resto é apenas... o "resto"!...
 


Sem comentários:

Enviar um comentário