quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Estar de férias ou limpar a casa?!

Desde que fui mãe que tento fazer o melhor que sei pela minha M., desde o primeiro momento em que acordo até ao momento em que adormeço. Não sei que mãe serei daqui para a frente, ou quando ela for já uma adolescente, mas sei que farei sempre o melhor que sei, olhando primeiro para o grande exemplo que tive e tentando não cometer os mesmos erros que cometeram comigo... Ainda outro dia, quando iniciei as minhas férias, a minha mãe, ao ver que o tempo não estava a ajudar a dias de praia, perguntou-me se eu não ia aproveitar para arrumar/limpar coisas em casa. Respondi-lhe prontamente que não. As minhas férias não iam ser aproveitadas para arrumar ou limpar a casa. Aliás, nos meses de verão o apartamento onde vivo passa para modo "férias", isto quer dizer que o máximo que faço em casa é ir limpando aquilo que vejo que está mesmo sujo. O wc é daquelas zonas da casa que tento manter limpo, mas de resto, só o faço quando tem mesmo de ser e normalmente quando a princesa dorme ou está entretida a ver TV (o que raramente acontece no verão!). Lembro-me que a minha mãe não tinha tempo para brincar connosco de quarta a sexta-feira porque tinha que limpar a casa. Lembro-me que lhe pedia para ir connosco para o calhau (sempre gostei muito de mar!), quando ainda vivíamos no Nordeste e o meu pai estava a trabalhar e por isso não tínhamos carro para ir para a piscina, e ela dizer que não podia ser porque tinha de limpar a casa... Lembro-me que ficava triste... Não quero que a minha M. se sinta triste por nada semelhante a isto e nem tão pouco que se lembre que eu deixei de estar com ela para limpar a casa!... Chamem-me o que quiserem!...
As minhas férias serviram essencialmente para estar com ela, alimentar-me dos seus sorrisos, provocar-lhe outros tantos, criar momentos de diversão para nós as duas, criar recordações,... Estas férias pude apaixonar-me ainda mais pela minha filha, vê-la crescer com saúde, vê-la a ter as suas próprias conquistas: nadar de braçadeiras debaixo de água, de olhos abertos, dar pulos sozinha para a piscina (quando antes só o fazia comigo!), vê-la com sede de saber nadar (quando lhe tirava as braçadeiras e ela atirava-se para a água como se as tivesse, sem qualquer tipo de medo...), vê-la a comer sozinha a sopa e o segundo prato, vê-la querer ser independente, vê-la feliz, a correr e a brincar... E foi tão, tão bom tudo isso... Perder tudo isso para limpar a casa?! No way!... 



3 comentários: