quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Festa rija é em Ponta Garça

Ponta Garça é a freguesia de origem da outra metade da minha laranja. É uma freguesia enorme geograficamente - 31,38 km2 (quem passa por cima, na estrada regional depara-se com umas 9 placas a indicar Ponta Garça à direita!!! Quem não conhece fica confuso!) e com bastante população (3547 em 2011). As pessoas, na sua maioria, são bastante acolhedoras e simpáticas. Lembro-me que a primeira vez que passei pela Ponta Garça (ainda nem conhecia o meu namorido) apanhei grande seca, pois estava um dia de muito sol e, como a rua principal da freguesia é bastante estreita e sinuosa, a passagem de carros fica difícil quando algum autocarro está ao barulho, e lá estava eu a "cozer" no carro com o meu irmão. Nesse dia pensei que nunca mais iria passar por aquela freguesia para não correr o risco de voltar a passar pelo mesmo. Como me enganei... Passados uns anos, não só tenho de passar várias vezes por aquela rua que nunca mais termina (6km de estrada mais ou menos), como também arranjei uma família e amigos que me acolhem com toda a dedicação e amor.
É já no próximo fim-de-semana que decorrem as grandes festas da freguesia (que duram à volta de 10 dias!!! Ninguém pode dizer que os pontagarcenses não são festeiros!). A padroeira é a Nossa Senhora da Piedade e, digo-vos, é das imagens mais tristes que alguma vez vi: ver uma mãe com o seu filho morto ao colo não é o cenário que qualquer mãe deseje passar e daí também o meu profundo respeito e admiração por esta imagem...
Há outra particularidade que me enche a vista desta festa. Os pontagarcenses são um povo aplicado e festeiro. Não há festa que não seja comemorada condignamente naquela freguesia. E é de ficar arregalado com os pormenores que nunca são descurados. Quando fazem algo na freguesia fazem-no com pompa e circunstância. Menciono como exemplo nesta festa, os tapetes das ruas que, na sua maioria, são meticulosamente enfeitadas; as roupas das pessoas que levam os andores são sempre iguais entre si e do mesmo tom das flores que ornamentam o andor (além dos penteados das senhoras que sempre me fazem pensar que foram todas ao cabeleireiro!), as roupas caprichosas com que se vestem as pessoas só para irem à festa, principalmente no domingo de festa,... 
Como é uma freguesia cheia de gente, há muita juventude, e por isso outro fator que me surpreende e agrada é a quantidade de jovens que participa ativamente em praticamente todos os eventos da freguesia. É, de facto, de louvar! Por isso mesmo, faz todo o sentido haver no programa um dia dedicado a eles (jovens), com aquilo que mais gostam de ouvir no momento (digo eu, que o máximo que oiço hoje em dia é Xana Toc Toc e os Caricas! E gosto muito, atenção!)

Caso estejam interessados em participar nestas festas, coloco o programa das mesmas. A coisa promete ser rija e parece não ter fim. Também coloco alguns vídeos da freguesia para verem in loco o que vos falei em cima; e alguns vídeos dos "cabeças de cartaz" da noite da juventude, que como eu iam ter de investigar quem eram, pois a nossa cultura musical de hoje não passa do "Bicho maluco" da Xana Toc Toc...








Sem comentários:

Enviar um comentário