terça-feira, 2 de agosto de 2016

Nós somos muito desenrascados!

Nós portugueses sempre tivemos o hábito de nos desenrascarmos em país alheio. Foram os aventureiros mar fora sem saber o que iam encontrar e entraram em terras completamente desconhecidas, com outros costumes, outras línguas, outras cores de pele. O português foi destemido e avançou. Quis sempre mais. 
Mais tarde, muitos dos nossos portugueses emigraram para outros países em busca de uma vida melhor e aí aprenderam a falar outras línguas, outros costumes, alguns até vingaram bastante bem nos países escolhidos. Hoje há portugueses por todo o lado. Foi por isso que a vitória de Portugal no Euro 2016 foi festejada em todos os cantinhos do mundo. Nós estamos espalhados por todo o mundo mesmo.
Eu, pessoalmente, quando visito outros países gosto de "adotar" os costumes, as vivências, gosto de comer as comidas da origem, gosto de me "sentir como se fosse um deles". É essa a piada que vejo nas viagens que faço. Se vou a Espanha, não escapam as Tapas; se vou à Terceira, não escapa a alcatra; se vou à Madeira, marcha sempre a bela espetada com o delicioso bolo do caco; se vou ao Brasil, minha rica água de côco;... Costumo dizer sempre ao meu primo da América, que me quer levar a restaurantes portugueses (!!!) "no dia que te visitar quero comer fast food e ir ao Dukin' Donuts, ao Starbucks (além das lojas famosas daqueles malls, claro!)". Comida portuguesa como em Portugal! :) 
Esta conversa toda para dizer que amanhã chega cá, o único membro da família do meu namorido que eu ainda não conheço pessoalmente. Estou empolgada! Quer dizer, falamos pelo facebook e pelo Natal já chegamos a trocar fotos em jeito de "Feliz Natal". Parece ser uma pessoa bastante simpática. Vem com os seus 2 filhos e a esposa. Nenhum deles fala português. Ele sim, parece que fala. Vai ser bonito vê-los a comunicar connosco. Nem todos falam inglês. Há até quem não perceba mesmo nada. Mas português que é português faz-se perceber até na China, digo eu!... Uma aventura para mais tarde contar... ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário