quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Próximo fim-de-semana há festa na aldeia

Aproximam-se as festas em honra da Nossa Senhora do Rosário da Lomba da Maia. Estas são, se calhar, as festas que nunca falhei. É a freguesia da minha mãe e, mesmo quando vivíamos no Nordeste, estes dias eram sempre passados nas festas da Lomba da Maia, em casa dos meus avós maternos. Se Deus quiser, assim será, enquanto a minha avó for viva, esta é uma promessa minha a mim própria...
Em pequenina lembro-me de ir sempre (ou quase sempre) na procissão. Fui de 1ª Comunhão e 2ª Comunhão, a levar o andor de Nossa Senhora de Fátima. Fui de Menino Jesus de Praga (e fiquei à rasca dos dedos, pois a minha avó atou-me os dedos com uma verga que quando a tirou, no fim da procissão, nem os conseguia mexer!), e ia algumas vezes porque a minha madrinha o pedia, pois era a única forma da minha prima H. ir. No fundo eu gostava de ir na procissão. Vestir aquelas roupas. Levar aqueles laços armados que a minha avó fazia... Recordações boas. 
Depois cresci... a festa da Lomba da Maia ficou diferente. Formamos o quarteto: eu, o meu irmão e as minhas primas. Foram as melhores festas de todas. Estávamos sempre juntos. Durante o dia íamos à praia. Num dos dias, a caminho de casa, apanhávamos novelões para colocar no caminho para a procissão passar. à noite acampávamos no quintal. Fartávamo-nos de rir... Os meus primos abriam uma tasca para a festa, com o nome "Moagem" e nós andávamos sempre pelas redondezas. Íamos ao retiro às escondidas... dançávamos uma música e depois dávamos a volta habitual na festa para "marcar o ponto" (as nossas mães aguardavam a nossa passagem no balcão da casa dos nossos avós!)...
Depois crescemos todos... a festa da Lomba da Maia hoje já não tem o mesmo sabor. Já não sinto o mesmo entusiasmo que sentia a esperar pela festa, mas gosto muito de estar aqueles dias pela freguesia, revivendo emoções do passado, passando tempo com a minha família. Hoje a emoção é virada para a minha M., gosto de lhe mostrar as luzes, a música, de passear com ela pela festa,... Quero fazer com que ela também tenha recordações boas da sua infância e é também para isso que trabalho!...



Lomba da Maia 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário