sexta-feira, 21 de abril de 2017

Coimbra, cidade de encanto...

Coimbra é uma cidade que me encanta. Confesso que antes de 2008 encantava-me mais, mas o desfecho positivo da nossa história (graças a Deus!) fez com que não deixasse de sentir carinho por esta cidade, embora me tivesse colocado mais distante.
Ainda estava eu a residir em S. Miguel, quando uma das minhas melhores amigas de infância ficou colocada na Universidade de Coimbra. E a partir desse momento, Coimbra passou a ser uma das minhas cidades de eleição.
Enquanto estudei em Lisboa fui algumas vezes a Coimbra, especialmente em alturas da Queima e também apenas em passeio... Coimbra nessa altura veste-se mesmo de negro, mas um negro feliz, e as tradições académicas são as mais espetaculares do país. É como se ganhasse vida e jovialidade.
Por volta de 1997, em altura de férias da Páscoa, também estive em Coimbra por questões de saúde (também do meu irmão!) que, por terem sido menos graves, não tiveram o efeito que 2008 teve em mim. Mesmo aí, sempre senti Coimbra como uma cidade, que embora me transmita alguma nostalgia, sempre foi acolhedora, agradável e muito simpática e romântica.
O rio Mondego aos "pés" daqueles edifícios cheios de história. A "velha cabra" lá no cimo da encosta, a Universidade, as Igrejas, as ruas, as esplanadas à beira rio, é tudo, tudo tão mágico, tão romântico. Cheguei inclusive a visitar os jardins onde se encontravam D. Inês e D. Pedro. Final trágico. Aqueles locais são, sem dúvida, cheios de um poder histórico incrível e sente-se no ar que ali se viveu um Amor gigantesco.
Quando contemplo in locco as imagens que vos deixo aqui tenho a sensação de ter como música de fundo as músicas que também vos deixo e que toquei e cantei com a minha tuna vezes sem conta, permitindo que fossem também músicas da minha vida...

Apesar desta vez (e desde 2008!) a nossa visita ter sido de "coração nas mãos", aproveitamos para rever alguns amigos, daquelas pessoas luz que não dispenso por nada.

(esta é logo a primeira que me vem à cabeça por falar na "velha cabra" e em "Santa Clara")

(logo a seguir chega a nostalgia desta música que as imagens sempre me transmitem...)



1 comentário:

  1. Coimbra é uma cidade maravilhosa! Repleta de beleza e história! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar