quinta-feira, 27 de abril de 2017

Uma homenagem para elas...

Hoje quero homenagear a classe trabalhadora mais mal paga do mundo. São maioritariamente mulheres e trabalham tanto ou mais do que qualquer outra. E mesmo assim é a mais mal paga. A hora de acordar varia consoante o trabalho que têm para fazer. E não têm hora de deitar, pois varia consoante o trabalho que ainda têm para terminar. Fazem variadas coisas. Usam vários utensílios, muitos deles perigosos e que poderão colocar a sua vida em risco se não forem bem manuseados. Podem subir em grandes alturas, em pisos molhados por vezes, em risco de escorregarem e caírem... E mesmo assim não têm seguro que as proteja.
Além de serem mal pagas monetariamente, ainda há quem não lhes valorize, quem não lhes ofereça um miminho lá de vez em quando, um beijinho ou um abraço que as aqueça o coração. Há ainda quem nem note que o trabalho delas é feito. Só sentem a falta quando ele não está feito!
Falo das empregadas domésticas!

E piora quando existem mulheres que além deste trabalho, ainda decidem acumular com outro, fora de casa, no qual recebem pelo menos um ordenado (bom ou menos bom!). Ser empregada por conta de outrém e ainda empregada doméstica não é fácil, principalmente quando a família não reconhece devidamente o seu trabalho. E basta apenas pouco mais de amor...

Hoje é o dia nacional da empregada doméstica. 
E hoje quero homenagear a minha mãe em primeiro lugar por ela ter conseguido manter duas profissões sem falhas de maior, a minha madrinha, a minha avó, a minha sogra e todas as outras mulheres que também são "empregadas domésticas".

2 comentários:

  1. Acumular um emprego com as funções de empregada doméstica não é fácil....

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Olá Vera, de facto não é nada fácil..
    Um beijinho,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar