sábado, 22 de abril de 2017

Há Romarias e romarias...

Agora que terminou a época quaresmal sinto que devo falar sobre este assunto.

Esta foi, segundo as minhas contas, a 4ª vez que fui na Romaria e em todas elas fui com cabeça, tronco e membros. Nunca fui na romaria de óculos de sol. O telemóvel só utilizei (e nem sempre!) nas pausas do pequeno-almoço, almoço e na chegada depois da cerimónia terminar. Durante a romaria toda rezei e quando não o estava a fazer aproveitei para refletir sobre mim, a minha vida, as pessoas que amo,... Nos momentos de pausa para comermos conversei, ri, brinquei com a minha mãe e com as restantes irmãs (nome que é dado a todas as romeiras que caminham connosco).
Os homens caminham durante 8 dias. Dormem 7 noites em casas e freguesias diferentes. Uns em casas de pessoas que os acolhem, outros em salões em grupo. Fazem muitas mais pausas que nós, mulheres, que só andamos umas horinhas. A cumplicidade e a entreajuda que criam entre si ao longo de 8 dias é única e definitivamente superior que a nossa.

Há quem vá na romaria por curiosidade, por vontade de experimentar, ir por ir. Para mim isso não é uma caminhada de fé e nem tão pouco o espírito de Romaria.
A organização da Romaria das Senhoras de Santa Clara tem batalhado todos os anos para a postura que se deve ter quando estão em Romaria. Um cenário que me chateia profundamente é ver alguém numa Romaria de óculos de sol (sem ser por questões de saúde!)!!!! Este ano como a romaria foi feita à noite, este foi um "problema" resolvido, embora algumas usassem à laia de "bandolete"(!!!). A seguir a isto chateiam-me as conversetas e os risos em plena romaria!!!! Cada um sabe de si, mas ninguém me pode obrigar a aprovar tais atitudes! Fico a pensar "Mas afinal o que estão estas criaturas a fazer aqui?!"... Acredito que mesmo essas pessoas que estão ali apenas por curiosidade, que se permitem conversar durante os encontros de preparação ou até mesmo na romaria em si, sentem em algum momento da romaria algo superior e forte, algo que toca o coração, pois nesse dia algo mexe mesmo connosco e com a nossa fé. É Deus que se faz sentir presente! E, sempre que vou na Romaria ou que vejo romeiros, sinto a Sua presença... É algo que me comove profundamente!... Transformo-me numa Maria Madalena, quase...

Romaria é algo sério, é um momento de reflexão sobre a nossa vida, é uma forma de nos aproximarmos de Deus, de sentirmos o poder da nossa fé, de agradecermos por algo que Ele nos concedeu, ou pedirmos por algo que desejamos com muita força... Romaria não é um desfile de moda e nem tão pouco o sítio adequado para colocar os enredos em dia. Haja respeito acima de tudo...!

Em Romaria, seguremos a mão de Deus...


Sem comentários:

Enviar um comentário