sexta-feira, 7 de abril de 2017

Este é um rancho de romeiros muito especial...

Esta semana é a semana em que os Romeiros de Santa Clara estão pelas estradas. Chegam amanhã à igreja de Santa Clara. Além do rancho de romeiros de S. Pedro e Santo António Nordestinho, por razões óbvias, o rancho de romeiros de Santa Clara, apesar de não estar diretamente ligado comigo, me faz sentir muito carinho. Fazem parte da mesma comunidade cristã de onde saio de romeira e, além disso, muitas vezes vou assistir às missas de Santa Clara, pois é lá que o Padre Norberto a celebra. E uma missa dele é tão boa de assistir! Deus o conserve sempre para cativar cada vez mais gente para se aproximar da igreja.
Voltando ao rancho de romeiros, posso também dizer-vos que os admiro muito pela entreajuda que demonstram ter uns com os outros. Não digo que os outros ranchos não o tenham. Acredito que qualquer rancho em uma semana consegue fazer crescer cumplicidade e amizade suficiente entre si. No entanto, a realidade que conheço minimamente é a dos Romeiros de Santa Clara. Existe toda uma logística por trás que tornam a romaria mais segura e livre de perigos, desde pessoas comuns da comunidade (ou fora dela!) até as instituições da freguesia. Todos se envolvem. Uma verdadeira semana de entreajuda e caridade, tal como a romaria tem de ser. E mais interessante até neste rancho é que não é só na semana da Quaresma que eles se encontram e fazem o bem. Ao longo do ano inteiro promovem eventos de cariz social de ajuda ao próximo e também organizam atividades de convívio para manter o rancho em permanente ligação, além de que são eles que ajudam na logística da Romaria das Senhoras, entre outras coisas de que não tenho conhecimento suficiente para mencionar aqui. É um rancho que merece mesmo a minha admiração.

Outro fator que me aproxima deste rancho é o facto da maioria dos meus colegas de trabalho e alguns amigos (aqueles que participam/participaram em romarias) vão (ou já foram) nesta romaria. Tomo como exemplo o contramestre do rancho é o meu colega (e amigo) do lado de secretária... Pelo menos por enquanto, pois como já disse aqui, ele vai mudar de poiso! :) A propósito hoje ele faz anos e está em romaria... Desejo-lhe tudo de bom, muita saúde e felicidade junto da sua família... Parabéns Quental!

Desejo a toda a romaria uma continuação de boa caminhada com Jesus no coração. Espero assistir à chegada deles amanhã, dia 8 de Abril, pelas 18h30, na Igreja de Santa Clara.
Rancho de 2016 - 82 elementos



Sem comentários:

Enviar um comentário