sexta-feira, 8 de abril de 2016

A minha orquídea de estimação...

O dia 3 de Maio de 2014 foi o meu primeiro Dia da Mãe como mãe da minha M. e, pela minha filha, o meu namorido ofereceu-me uma orquídea muito linda cheia de flores (um Dendrobium, acho que o nome popular é Orquídea olho-de-boneca). Achei de uma delicadeza enorme, pois a orquídea é daquelas flores "ricas" e que requerem alguma atenção. Nunca pensei era que fosse preciso tantaaaa atenção!!! E logo eu que me dou muito bem com plantas e flores (NOT!)...
Bom, depois de caírem as primeiras flores, a orquídea nunca mais deu flor!... Passava-lhe por água, pouca, porque disseram-me que era assim que se fazia e... nada de dar flor! Dois anos sem flor! Não queria que ela morresse, pois era oferta da minha M., a minha primeira oferta como mãe dela... É especial! 
Perguntei a entendidos na matéria como deveria tratar dela e as coisas que me diziam não me afastavam do que eu tinha estado a fazer... pesquisei em sites como tratar dela para ela dar flor e aprendi que eu teria que "enganá-la", ou seja, de Outubro a Março deveria dar-lhe água uma vez por semana (houve semanas que não dei... esqueci-me!) para ela pensar que podia esbanjar à vontade. Depois, a partir de Março, só devia dar-lhe uma vez por mês para ela pensar que chegou a época da seca e tratar de dar flor. Pelo que me constou, elas só dão flor quando pensam que vão morrer, pois é uma forma de perpetuar a sua espécie... Preguiçosas!




Parece que consegui enganá-la! E estou mesmo orgulhosa de mim! 
É apenas uma, mas é uma flor! Depois de 2 anos consegui florir a minha orquídea!...

(Por favor, se houver algum entendido na matéria "Orquídea Dendrobium Olho-de-boneca", apresente-me mais dicas para fazer com que ela perdure com flor, de preferência...)

4 comentários:

  1. Respostas
    1. São muito lindas mesmo! E a flor cheira mesmo bem...

      Eliminar
  2. Vou perguntar a minha irmã que é mesmo expert em orquídeas mas...é bom ter no vaso um substrato tipo 'terra' específica para orquídeas e que se vendem em diversos sítios e mesmo com o nome específico para tal :)
    Assim que tiver novidades, digo-te ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse substrato já ela tem... ;) Agradeço a informação! :P

      Eliminar