terça-feira, 12 de abril de 2016

O avô toma conta

Hoje a minha M. está aos cuidados do seu avô. Muita gente me pergunta se ele dá conta do recado e eu digo "sim e com distinção!". 

O meu pai sempre foi um homem muito ocupado. Sempre trabalhou muito. Tanto que nem sempre tinha tempo para ajudar a minha mãe a cuidar de nós, mas lembro-me dele me levar para todo o lado, até para o trabalho dele (o que às vezes era uma seca porque ele via em mim uma "menina de recados"). Apesar disso, sempre foi muito presente. Sempre esteve por perto. Não se envolvia nos assuntos da escola (essa era a parte da minha mãe, não fosse ela professora!), mas ia passear connosco e proporcionava-nos momentos de muita alegria, como ir à praia/piscina (coisa que sempre adoramos!) ou levar-nos para algum sítio (parque natural/mato,...) para podermos brincar à vontade. Foi ele quem me ensinou a nadar e a conduzir (aos 7 anos, pôs-me a conduzir um trator - num campo de futebol, em modo automático, claro!). Quando tirei a carta de condução, toda a gente dizia que tinha de ganhar experiência primeiro, mas ele não, deu-me logo a chave para a mão e disse "A experiência ganha-se conduzindo!" (e eu tive o melhor professor!). Confiou em mim. Foi ele que me levou a Lisboa quando fui estudar e ficou comigo uma semana para me ambientar. Foi ele que me ensinou o trajeto que deveria tomar para ir para a Universidade. Da mesma forma que também foi ele que me deixou lá sozinha e foi tãoooooo difícil para mim. Fiquei de rastos. É um momento que nem gosto de recordar. Mas acredito que ele também tenha ficado com o seu coração pequenino. Deixar uma filha em Lisboa sozinha não deve ser fácil. Era ele que me visitava lá de vez em quando em Lisboa e levava-me para todos os sítios onde ia. Conheci grande parte do país com ele.

Da mesma forma que ele confia em mim e sempre confiou, eu confio-lhe a minha filha, a neta que ele tanto adora. Não me mudou fraldas a mim, mas muda as da neta. Veste-a. Dá-lhe de comer. Faz-lhe dormir. Passeia com ela quase todos os dias: uns dias vai ver o mar, noutros a bisavó, noutros vai ao parque infantil ou, então, quando chove, vai à zona de crianças do Parque Atlântico (eu nunca vi o meu pai num centro comercial cá, muito menos o maior deles todos!), leva-a ao hiper para fazer compras, no Verão leva-a para a piscina. Ela adora-o! Em bebézita era só com ele que dava brutas gargalhadas. 

O meu pai é um grande PAI e um grande AVÔ! Obrigada pai... O que fazes à M., estás também a fazê-lo a mim, novamente... Obrigada!

6 comentários: