sábado, 2 de abril de 2016

O que é essencial para recém-nascidos?!

Hoje a minha amiga G. veio almoçar comigo (é sempre um prazer a sua companhia!) e, como está grávida, perguntou-me o que era essencial ter em casa para um recém-nascido... No início pensei "Bah que resposta fácil, até porque já passei por isso há pouco tempo!"... À medida que ia falando ia-me apercebendo de que em 2 anos as coisas mudaram tanto... as coisas "essenciais" foram deixando de ser usadas, de ser essenciais... e assim de relance eu não conseguia lembrar-me de tudo o que eu precisei/usei mais...
A lista que eu acho que é essencial termos para os bebés nos primeiros meses de vida (serve também para ela ver caso me tenha esquecido de algo) é o seguinte:
- 1 berço;
- pelo menos uns 3 conjuntos de cama (lençóis - e pelos menos 1 edredão);
- 1 banheira;
- 1 muda fraldas com gavetas (mesmo que tenha onde guardar a roupa do seu bebé, não se esqueça que é pelo bem das suas costas!)
- 1 carrinho de passeio;
- 1 ovo;
- 1 espreguiçadeira (caso pretenda ter o seu bebé sempre por perto!)
- 1 mochila para transportar tudo do bebé quando for passear (eu experimentei a típica malinha, mas não me dei bem com ela, pois quando vinha com sacos de compras era sempre um stress... experimentei a mochila e não quis outra coisa! Não cai mesmo!);
- cremes e shampoos (aconselho que os primeiros sejam frascos pequeninos e se o bebé se der bem, se não fizer alergia, então sim comprar os maiores...);
- mínimo de 4 toalhas com capuchinho;
- mínimo de 14 bodies (se o bebé for de bolsar muito, aconselho mais bodies);
- mínimo de 8 calcinhas para usar debaixo dos fatinhos;
- mínimo de 7 pares de peúgos;
- mínimo de 14 fatinhos/roupinhas (atenção que não aconselho muitos fatinhos/roupinhas de tamanho 0 meses, pois deixam de servir rápido - embora a minha M. tenha usado muito os seus únicos 3 fatinhos de 0 meses, mas apenas porque nasceu um mês antes do previsto);
- mínimo de 3 casaquinhos de malha (dependendo da estação que o bebé nasce);
- pelo menos 1 casaco quentinho;
- 3 cobertores quentinhos;
- 1 escova de cabelo;
- 1 corta unhas;
- 1 termómetro de corpo;
- 1 termómetro de água;
- cotonetes de bebé;
- Óleo de amêndoas doces (colocar umas gotinhas na água do banho do bebé, torna a sua pele mais macia!);
- soro fisiológico e compressas para lavar os olhinhos e nariz do bebé (no 1º mês e meio mais ou menos);
- envoltas (mínimo 4) para enrolar o bebé antes do cobertor, para mudar fralda, para deitar o bebé no sofá,...;
- algumas fraldas de pano, caso seja um bebé de bolsar muito (eu usei mais para colocar no berço debaixo da cabecinha da M.);
- alguns babetes (mínimo 10);
- discos de amamentação;
- bomba de tirar leite manual ou automática (eu tive manual e não me arrependo!);
- copinhos de armazenamento de leite no congelador;
- chucha (caso pretendam usá-la. A minha M. nunca foi muito à bola com chuchas!);
- 2 biberões dos pequeninos (usei quando saia de casa, no início, quando ela ainda aceitava o biberão);
- fraldas Dodot Sensitive (aconselho ter apenas 1 pacote dos mais pequenos e, caso seja necessário depois compram mais. Eu comprei alguns pacotes, mas porque ela nasceu precoce!);
- fraldas no número acima das mais pequenas (penso que é o tamanho 2);
- Toalhitas Dodot Sensitive (pelo menos nos primeiros meses) depois podem usar outras;
- 1 marsúpio (dá imenso jeito, principalmente quando temos sacos de compras para carregar!).

Bom, penso que assim de repente é isso... caso me lembre de mais coisitas, vou atualizando... ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário