sexta-feira, 1 de abril de 2016

Rotinas e Relógios

Eu A-D-O-R-O relógios... nas outras pessoas!

Lembro-me de estar na Universidade de relógio, mas quando vinha de férias a S. Miguel a primeira coisa que fazia era tirar o relógio do pulso. Era significado de "férias"!... Andar sem horas! Sempre gostei disso!... Nunca gostei muito de stress e o relógio obrigava-me a olhar para horas pouco a pouco e a estar em tal sítio na hora X, e compromissos, e "ter de"... Gosto de liberdade de horários, de me sentir livre, de "férias" todo o ano...

No entanto, há coisa de 2 anos, 2 meses e 4 dias, tornei-me numa vidrada em horários (como as coisas mudam depois de sermos mães!), por causa das rotinas diárias da minha filhota. Eu acho importante haver rotinas, horários, para que ela própria saiba o que vai fazer a seguir, o caminho que deve seguir... Mas mesmo assim ainda não me rendi aos relógios, embora goste muito deles. Continuo a seguir-me pelo relógio do telemóvel ou pelo relógio dos outros, quando estão perto de mim.

Falando em rotinas, deixo-vos aqui a rotina diária da minha M.:
(tudo depende da hora que ela acorda, mas vamos falar num dia de semana em que tem de acordar cedo...)
8h00 Pequeno-almoço
Brincar
10h  Lanche
Brincar
12h30/13h Almoço
Dormir
15h Lanche
Brincar
17h Lanche 
Brincar
19h Jantar
20h Duche aliado a brincadeiras loucas pré-banho e brincadeiras calminhas pós-banho, no vestir e lavar dentes
Contar a história do momento, rezar ao Jesus e beijinhos doces
21h A dormir com as suas Minnies
(é uma vida muito difícil....)

Normalmente as coisas correm bem, mas claro que há dias e dias e há dias em que ela adormece mais cedo ou mais tarde, com mais ou menos rabugice. O importante aqui é que ela já sabe com o que pode contar, sente segurança no seu dia-a-dia e nas suas tarefas e acima de tudo é uma criança feliz, determinada e bem disposta. Eu acho que isso é fruto da rotina que lhe foi aplicada. Não me arrependi e tenciono mantê-la por muito tempo...

E por aí, há rotinas?!

Sem comentários:

Enviar um comentário