segunda-feira, 4 de abril de 2016

Passeios de água azeda...

As Furnas é uma das freguesias cá da ilha que mais adoro de estar porque oferece inúmeras alternativas de programas quer para Verão, quer para o Inverno.
As Furnas têm um cheiro característico! Cheira a enxofre lá para as zonas das Caldeiras. A maioria das pessoas não gosta, mas eu adoro essencialmente porque me sinto no meio da natureza pura e eu gosto disso! Até acho que aquele cheiro, depois de um bom almoço, ajuda na digestão!!! :)
Não faltam nascentes de água nas Furnas, umas quentes, outras frias, umas com gás, outras sem gás, umas com muito gás, outras com sabores mais ou menos fortes, mas todas elas eu gosto muito... 
Tem ribeiras, piscinas de água quente, piscinas de água férrea (com tom amarelado, que malha os bikinis e que, dizem, tira o bronze - eu como não gosto de por o "trabalho" de verão por água abaixo, só entro nessas águas quentes no inverno e primavera e, vá lá para o fim do outono) e piscinas de água extremamente quente, onde os corajosos enfiam lá os pés e deixam-nos ficar (eu confesso que nunca consegui... Sinto que o meu pé vai derreter de tão quente que é a água!). 
Além disso, é nas Furnas que se fazem os famosos cozidos debaixo da terra! É verdade! Pomos lá a panela (dentro de uma saca!) e em 6h temos um cozido pronto a comer e com um gostinho bem melhor do que feito em casa (confesso que o cozido que os meus pais fazem em casa também não é mau, mas... o das Furnas é o das Furnas! Sim, pai e mãe, eu gosto de cozido, não gosto é que seja todos os domingos! hehehe)... Há quem meta nos buracos também bolos, feijoada e bacalhau, em menor tempo, claro, e resulta muito bem também (o bacalhau então! Ui!!! É comer e chorar por mais!)... 
E depois há os bolos lêvedos que são uma perdição para quem está de dieta como eu! Pronto confesso, ontem fugi à dieta por 2 bolos lêvedos e umas pipocas que a minha M. quis comer e pronto, o saco estava muito "cheio", era preciso vazar um pouco! :P (há desculpas para tudo!)

Ontem foi a 1ª Dominga do Espírito Santo e nas Furnas é um marco religioso que é bastante assinalado e que atrai muitas pessoas. Eu nunca tinha ido e, então, decidimos experimentar... Não é nada do outro mundo, mas tem pipocas e música de festa e caminhos enfeitados... já é bom! :)

Bom, mas o que queria dizer era que tenho excelentes recordações das Furnas! Em pequenina, no Verão, os meus pais tinham sempre uma semana de férias numa casa (por parte do trabalho do meu pai... infelizmente isso já não existe!) e lá íamos nós para uma semana de aventuras. Levávamos as bicicletas, íamos à praia da Ribeira Quente (freguesia que fica exatamente ao lado das Furnas e que tem das melhores praias da ilha!), íamos às piscinas e, depois do jantar íamos até às Caldeiras dar um passeio e fazer um cházinho, café com leite, o que fosse, lá na nascente de água muito quente e depois passávamos ali um bom bocado da noite, sentados nas escadinhas a cantar e a rir das mil e uma coisas que falávamos... Ontem pude fazer o mesmo com a minha M. e com o namorido. Não nos sentámos nas escadinhas, porque estavam ocupadas por outras pessoas (damn!), por isso sentámo-nos num banquinho mais ao lado... De qualquer forma foi bom na mesma!

Depois fomos dar um passeio pelas nascentes de água (inúmeras) que existem em todo o lado!

Deixo aqui umas fotos para verem... :)


















2 comentários:

  1. Já lá fui, e não me importava nada de voltar, adorei!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar