sábado, 14 de janeiro de 2017

Admiro-o como ser humano!

Falo de Barak Obama!

Esta última semana foi basicamente marcada pelo último discurso dele enquanto Presidente dos EUA... Infelizmente não o vi na hora (vi-o depois!) e, como eterna romântica que sou, emocionei-me naquela parte em que falou da sua esposa Michelle e das filhas.

Ao longo dos últimos 8 anos sempre o defendi, não pelo presidente que foi, porque sinceramente, como não vivo nos Estados Unidos da América, desconheço o que ele fez pelos americanos, mas pelo lindo ser humano que demonstrou ser. Lembro-me assim de repente de algumas fotos que vi, dele com a esposa, dele com a família, dele com o cão, dele com as crianças, dele com os seus trabalhadores, dele com alguns americanos comuns, dele a sorrir e na brincadeira, dele bem humorado (podem ver algumas delas aqui e aqui)... É mesmo aquele tipo de pessoa de quem eu gosto: bem disposto e sensível para com o próximo. É, sem sombra de dúvida, uma pessoa com quem gostaria de ter dois dedos de conversa... É, sem dúvida nenhuma, uma pessoa verdadeiramente interessante (e inteligente!).

O amor que ele sempre demonstrou ter pela Michelle é do tipo mais puro e verdadeiro que existe no mundo. Além de muitas outras coisas igualmente importantes, algumas mais importantes que outras, a consideração e o reconhecimento são pontos essenciais em qualquer relação. Com certeza que a Michelle teve de se privar de muitas coisas e teve de fazer muitos sacrifícios por causa dele e mesmo assim fê-lo. No momento de despedida, Obama reconheceu-o. Se calhar foi reconhecendo ao longo do tempo na vida privada, mas nós não sabemos. Ele teve coragem de o reconhecer publicamente (alguns nem na intimidade o fazem!). Fê-lo com pompa e circunstância. Fê-lo tão gentilmente, exatamente como qualquer mulher gostaria de ser elogiada. 

Por isso defendo sempre: é importante elogiar, reconhecer os esforços do outro e dizê-lo frontalmente (ninguém adivinha o que o outro pensa!). A boca não serve só para criticar! A boca devia servir essencialmente para elogiar! O mundo seria bem melhor! Numa relação com certeza ia melhorar muita coisa!...

E assim se constrói o amor e a confiança nos casamentos...

Vou sentir saudades desta família (já o tinha dito aqui!)...


1 comentário:

  1. Acho que tens muita razão. É preciso elogiar as pessoas e falar mais de sentimentos. Confesso que não sou muito dessas coisas. Acredito que as pessoas sentem o quanto gostamos delas pela forma como as tratamos mas... tenho feito um grande esforço para elogiar mais quem me é mais próximo (não é fácil para quem nunca viveu de perto com isso). E vale muito a pena. :)

    ResponderEliminar