sábado, 21 de janeiro de 2017

Hoje é dia das Bodas de Prata deles!

Eles eram, na minha altura, fenomenais!
Hoje é o aniversário da Tuna Masculina da minha Universidade: a Tuna Camoniana "In Vino Veritas"(25 anos)! Sempre os admirei, pela forma de tocar, pela postura em palco e fora dele, e também pelo espírito que sempre demonstraram ter!
Eu, para eles, era a "açoriana" e, para não fugir à regra, também gozavam com a minha pronúncia. Acho que se não fosse o Facebook, muitos deles não sabiam o meu nome! Nunca recebi nenhum comentário, nenhuma atitude menos nobre que um homem possa ter por uma mulher. Sempre me trataram bem, nunca me faltaram ao respeito e sempre me senti uma "donzela" protegida por eles. Ainda hoje alguns deles, com quem ainda mantenho algum contacto, me chamam "miúda". Normalmente, não gosto que me chamem assim, mas se for eles eu deixo. Eles podem, porque o tom que eles utilizam para me chamar assim, é como que se eu fosse um ser pequenino a precisar de proteção. Que eles são os grandes e eu a "miúda" que precisa ser protegida. E, acreditem, eu era uma verdadeira "pain in the ass", principalmente para aqueles que tocavam viola. Como eles tocavam muito bem (eram os meus ídolos musicais da universidade), sempre que eu apanhava algum de viola na mão pedia que me ensinasse a tocar a música A, B e C. Às vezes eu não tinha a minha viola comigo, mas arranjava logo um papel e uma caneta para anotar os acordes para treinar depois em casa... Nem sempre conseguia, porque nem sempre eram acordes fáceis, tipo Dó, Ré, Mi... Havia sempre um dedilhado lixado e um dedinho que tocava numa qualquer corda esquisita só para chatear!...

Consolava-me toda a ouvi-los tocar... Trajados, não trajados, em palco, fora dele, sempre que ouvia alguém tocar algures na universidade, lá ia eu a "correr" para onde o som vinha, normalmente no bar ou na sala de instrumentos, e lá ficava com eles, a deliciar-me a vê-los tocar. Cheguei a assistir a um ou outro ensaio e eram de uma disciplina que não vi igual...

A última vez que estive com alguns deles foi cá em S. Miguel, quando foram convidados a participar num dos festivais dos Tunídeos, algures em 2005 ou 2006. Todas as tunas têm guias nos festivais que participam e eu, apesar de não ter sido a guia deles, agi como se fosse e estive sempre com eles, claro (até porque a guia deles andava sempre fugida ahahaha!). Não vieram todos aqueles que eu conhecia da minha altura, como é natural, mas a tuna esteve cá e eu pude deliciar-me, mais uma vez, a ouvi-los tocar em palco e fora dele. Foi bom, foi inesquecível e foi o reviver de tudo aquilo que antes vivi. Continuavam com o mesmo espírito de antes!

Muitos parabéns Tuna Camoniana! 



Oiçam-na nos próximos vídeos e deliciem-se como eu:


No Festival Camoniano, em 2000, onde eu estive presente!





1 comentário: