sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Hoje a matriarca Sousa faz 93 anos!

O último ano não foi fácil para ela... Caiu, fraturou o fémur, foi operada 2 vezes: uma ao fémur e outra ao intestino e superou ambas com distinção. Apesar de ainda estar ao cuidado de ambas as filhas em dias alternados, está rija e pronta para as curvas, embora ela diga que não!

É mãe de 2 filhas, avó de 6 netos e bisavó de 4. Esteve muitos anos a cuidar das filhas sozinha com a sua mãe, enquanto o meu avô esteve emigrado no Canadá. Teve um casamento feliz com o meu avô. Pelo menos eu nunca me lembro de vê-los discutir por motivo nenhum. 

Nunca conheci ninguém como ela para passar roupa a ferro! Ela passava roupa como ninguém! Facto que eu não herdei, como bem sabem, até porque aqui a neta odeia passar roupa a ferro! Os laços dos nossos vestidos ficavam tesos de tão bem engomados. E lá íamos nós nas procissões e coroações todas perfeitinhas com os nossos vestidos de bordado inglês e de laço bem armado!...

Sempre gostou muito de flores. Se saia de casa para ir a qualquer lado e se visse alguma flor de que gostasse, tirava logo um pézinho para levar e plantar na sua casa. O seu quintal era cheio de flores. Também não herdei isto dela.
É das pessoas mais vaidosas que eu conheço. Mesmo hoje em dia ela não deixa de ser vaidosa. Quer pintar o cabelo, quer vestir-se bem, gosta de andar bem calçada, bem arrematada... 
Apesar de tudo isso, é das pessoas mais tristes que eu conheço. Tudo é triste, tudo é mau. Quem vive, vive para sofrer. Também não herdei essa forma de pensar... Eu sei que quem vive pode sofrer sim, mas existem momentos felizes, aqueles que nos fazem continuar cá de cabeça erguida e nos dão força para sermos melhores todos os dias... O nascimento de uma criança é o nascimento de uma esperança nova de vida. Sabemos que aquela criança vai um dia chorar e sofrer, pois o sofrimento faz parte da vida, mas está em nós proporcionarmos àquela nova vida momentos de felicidade...

Gosto muito da minha avó. Neste momento é a única que tenho e espero que por cá permaneça algum tempo ainda para nos rirmos com as taralhouquices que diz lá de vez em quando... :)

Feliz aniversário avó...
Foto tirada com os netos e bisnetos em 2015, no dia em que fez 91 anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário