sexta-feira, 31 de março de 2017

Aos 2 anos não há birras grandes! Aos 3 sim!

Há tempos recebi uma newsletter (esta aqui) que, em virtude dos últimos tempos, me fez ter curiosidade em ler e escrever este post para voltar a ler sempre que precisar...

Diziam-me que os 2 anos eram terríveis... Com a minha filha pensei que tivesse sido fácil de ultrapassar, porque ela nem foi uma menina que tivesse feito muitas birras aos 2 anos. Fez sim, mas foram birras controláveis. Hoje, com 3 anos, as birras agravaram-se. Já não é suficiente chorar, agora vale espernear e dizer "não gosto de ti". E o choro dura até conseguir aquilo que quer! Comigo não consegue e por isso chora, chora, chora um bom bocado como se não houvesse amanhã... é tanto que às vezes até perco o "norte"... Vou variando as minhas atitudes consoante a situação: eu explico o porquê, tento chegar a um consenso com ela, abraço-lhe, dou-lhe beijinhos, digo que fica de castigo sentada no sofá a pensar na situação, saio de perto dela (a ignorar o que está a acontecer) e ela vai sempre atrás de mim,... fico sem saber como hei-de agir...
Os 2 anos não são terríveis! Os 2 anos é um cheirinho do que vai acontecer aos 3 anos... E nós, pais, temos de estar preparados para todas as fases dos nossos filhos. Depois de um dia inteiro de trabalho, chegar a casa e ainda ter a paciência toda do mundo para lidar com birras de 3 anos não é tarefa fácil... 
É importante ensinar os nossos filhos a respeitarem o "não" que às vezes temos de dizer. É importante não ceder. É importante impor limites. Isto também é amar!...

Para quem não sabe, isto é uma birra... chorar por "pouca coisa ou até sem motivo nenhum"...

Aqui uma birra, com humor! :)


Para a resolução, aqui está uma teoria...

e aqui outra teoria (a minha preferida, mas eu sou suspeita! :P)


Sem comentários:

Enviar um comentário