quarta-feira, 8 de março de 2017

Caminhada de fé...

Nem de propósito, hoje, dia da mulher, dá-se início à preparação para a Romaria das Senhoras pela Igreja de Santa Clara.
Serão ao todo 5 encontros, sendo o 6º o momento da romaria propriamente dita. Já não participava há 3 anos por ter de cuidar da minha filha, mas este ano a Romaria irá acontecer durante a noite, o que facilita a logística lá de casa.
Serão 5 encontros de alimentar a nossa fé e em cada encontro espero sentir a paz que sempre senti desde o primeiro dia em que participei nas romarias.
Para quem não sabe, na altura da Quaresma, todas as semanas saem um grupo de homens de cada freguesia e, em 8 dias, debaixo de sol ou de chuva, percorrem as ruas da ilha de S. Miguel a rezar, parando em todas as igrejas e capelinhas, até chegarem à sua freguesia natal. Como só é permitido aos homens participarem nessas romarias, um grupo de senhoras de Santa Clara decidiu organizar anualmente a Romaria das Senhoras. Existem ainda outros ranchos femininos, mas o de Santa Clara é aquele que tem maior adesão. Já chegaram a ser 800 e tal senhoras em romaria. Numa ilha como a nossa é muita mulher junta!
Quem dirige a preparação das Romarias é o Padre Norberto Brum que, para mim, é dos melhores padres que eu conheço. Ele tem o dom da palavra e basta ouvi-lo para puxar logo o sentimento e a fé escondida e a lágrima que anda escondida salta logo cá para fora... Já ouvi dizer que este ano ele não vai poder acompanhar-nos por motivos de saúde. Espero que recupere rápido, pois ele faz realmente falta em movimentos como este.
Este ano estou de coração aberto para cada palavra, cada momento de reflexão, pois quero e preciso que a fé que tenho em Jesus Cristo me ajude na minha caminhada de vida: saúde, amor e paz para mim, para a minha família que nunca me abandona e para os meus amigos que me rodeiam e desejam apenas o meu bem...
Deixo-vos algumas imagens de romarias passadas, em que se vê a grande afluência de mulheres e o Padre Norberto sempre, sempre presente!... Que Deus o ajude a recuperar bem e depressa...


Sem comentários:

Enviar um comentário