quinta-feira, 16 de março de 2017

Como ser uma pessoa assertiva?!

Aquando este post, decidi estudar um pouco mais do que é a assertividade para poder praticá-la no meu dia-a-dia e garanto-vos que não é mesmo uma tarefa fácil, de todo. Encontrei 7 princípios básicos para praticar a assertividade (que agora tenho sempre comigo) para nunca me esquecer deles e poder melhorar-me... Deixo-os aqui, não vá alguém estar na minha situação e precise deles também:

1. Pense antes de falar e agir.
No calor de uma situação menos positiva esta dica é bastante complicada de gerir. Gerir aquilo que penso falar antes de abrir a boca às vezes é bastante complicado... Sou uma pessoa que funciona um bocadinho por impulso e com emoções e isto tenho mesmo de me corrigir, todos os dias e cada vez mais, nas mais pequeninas coisas.

2. Fale de forma aberta, direta e honesta.
Quem me conhece sabe que me exprimo melhor escrevendo do que falando. Não é à toa que criei este blog!!! A falar começo a atropelar o meu pensamento, ou seja, eu penso mais rápido do que falo e por isso às vezes perco-me no que ia dizer, começo a dar erros gramaticais (que abomino!), fico sem poder de argumentação porque deixo de conseguir pensar direito,... é no fundo um cabo de trabalhos! Perante este meu objetivo de ser mais assertiva no meu dia-a-dia, tenho mesmo de melhorar a minha comunicação.

3. Diga "não" com tato para não ferir suscetibilidades e sem sentir culpa.
Muitas vezes tenho deixado de dizer "não" a certas coisas e situações que disse inicialmente que "não" só para evitar mais um conflito e eu sei que isto não é bom nem para mim nem para o outro. Tenho mesmo de começar a ser mais convicta e levar o meu "não" até ao fim! Isto serve para o "não" e para o "sim". Dependerá sempre do contexto.

4. Faça e receba críticas de forma positiva e construtiva.
Ora cá está uma coisa bastante difícil. Quando li esta frase pela primeira vez disse logo "ah e tal este não preciso trabalhar porque já o faço!" O tanas que o faço! Eu respeito e aceito que as outras pessoas tenham outras opiniões e convicções, mas no fundo eu acho que a minha é que está correta. Não. São apenas diferentes e, numa situação de conflito há que encontrar um consenso...

5. Esclareça situações duvidosas.
Penso que este ponto é o que me irá dar menos trabalho, embora por vezes eu me perca e tenha de voltar atrás... Isto é fulcral para um bom entendimento.

6. Admita os seus erros.
Admitir que erramos não é fácil, mas sei que consigo chegar lá. Sou humilde o bastante para isso. Há até vezes que consigo pedir desculpa mesmo sabendo que a minha atitude foi consequência de outra.

7. Esteja aberto ao compromisso e à negociação.
Neste também será fácil para mim... Tenho levado a minha vida sempre em busca de um consenso constante. Não é fácil, mas não é impossível... 

E, se ainda assim não conseguir viver melhor comigo mesma, então é porque não era para ser...

1 comentário: