quinta-feira, 2 de março de 2017

Ir para a escola com 5 ou 6 anos?!

Outro dia li este artigo aqui que me fez lembrar da altura em que nasceu a minha filha. Como ela nasceu em janeiro, comecei a pensar que ela só iria entrar para o 1º ano com 6 anos, quase a fazer 7. Senti pena pelos seguintes motivos:
- porque ela depois será sempre a "mais velha" da turma;
- porque se calhar ela vai ter "sede de conhecimento" e ainda vai estar no pré-escolar;
- porque ela poderá perder a motivação,...

A conversar com a minha mãe sobre este assunto, ela tranquilizou-me qualquer coisa. Como ela foi professora primária tem experiência no assunto. Disse-me que os meninos que entram com 6 anos (a fazer 7 a partir de janeiro) são mais maduros e responsáveis para aprender. Que os que entram com 5 (ou 6 até dezembro) são muito infantis para aprenderem e têm o momento de concentração muito curto. Eu, por exemplo, lembro-me do meu primeiro dia do meu 1º ano da escola, com 6 anos feitos em julho. Lembro-me que no momento em que a minha professora estava a distribuir o material escolar (cadernos, lápis, borracha,...) eu perguntei-lhe pelos brinquedos, quando os ia distribuir (sempre fui muito infantil e inocente!). Qual não foi o meu desgosto quando ela me respondeu: "Aqui não é para brincar! Aqui é para trabalhar!"... Acho que nesse momento é que me caiu a ficha de que aquilo agora era mesmo a sério!!!...
Claro que há crianças e crianças e nenhuma é igual, mas fiquei a pensar na conversa que tive com a minha mãe e hoje acredito que seguir a linha natural das coisas será o melhor para ela. A minha M. é pequenina, miudinha, por isso entrar já com mais idade vai ser bom para ela. Ajuda-la-á a concentrar-se mais e a defender-se mais. Neste momento está em vias de entrar para a pré-escola. Esteve e estará com os meus pais até início de setembro. Penso que será uma boa altura para começar uma fase nova na sua vida. Entrará com 3 (a fazer os 4 em janeiro) e terá, como todas as crianças 3 anos de pré-escola para aprender tudo aquilo que tiver de aprender e poder brincar muito, muito... E eu estarei aqui para ajudá-la na adaptação desta nova fase da sua vida...

2 comentários: