quinta-feira, 23 de março de 2017

"O momento" desta Páscoa

Domingo passado foi dia de Lausperene na igreja de Santa Clara. Lausperene, para quem não sabe, na Igreja Católica Romana, é a adoração do Santíssimo, isto é, uma hóstia, que representa o Corpo de Deus, fica exposta por um determinado período de tempo (em Santa Clara foram 24h) para as pessoas rezarem a Jesus presente. Este evento decorre sempre na Quaresma e simboliza o tempo que o corpo de Jesus passou no túmulo até à sua Ressurreição.

Adiante... numa das reuniões de preparação da romaria, o Padre Norberto informou que ia decorrer o Lausperene na Igreja de Santa Clara e determinou 1h para cada grupo da paróquia, incluindo 1h para as romeiras. Este ano decidi ir e levei a minha M. comigo. 
No tempo que estive lá, a minha M. esteve sempre irrequieta. Estávamos num banco sozinhas e ela andava de um lado para o outro em cima do sítio onde colocamos os joelhos, dizia que estava a "patinar", furava os bancos, mexia-se, brincava com a mínima coisa que encontrava (encontrou um fecho partido no chão), às vezes falava mais alto, dizia-lhe para ela sossegar e falar baixinho... Houve inclusive uma altura em que decidi ir para o fim da igreja para não distrair as pessoas que estavam à nossa volta, à espera de distraí-la, mas nem isso resultou e por isso voltei ao nosso lugar. Perguntava o que era tudo aquilo que via... Eu estava mais ou menos à vontade, porque mesmo que ela estivesse irrequieta, sabia de antemão que o Padre Norberto não ia ficar chateado com a situação... Ele diz sempre que gosta que as crianças estejam na igreja, porque é sinal que estão lá elas e os pais (ou pelo menos um deles como era o nosso caso)...
No final da nossa hora de adoração ao Santíssimo, ela já mais calma, mas ainda assim mexidinha, o Padre Norberto percorreu toda a igreja com o Santíssimo na mão... Foi um momento muito emocionante, mas muito mais emocionante se tornou quando se aproximou de mim e, eu com a M. ao colo, disse-lhe que era o Jesus, ela deitou a cabecinha no meu ombro e o Padre Norberto fez, com o Santíssimo, o sinal da Cruz e tocou-lhe por um bocadinho. Foi tão tocante que as lágrimas vieram-me aos olhos e no meu coração senti o calor da presença e do amor de Jesus. Saber que Jesus tocou na minha filha como que a abençoá-la trouxe-me uma verdadeira paz de espírito. A partir daquele momento, acreditem ou não, ela permaneceu sempre no meu colo sossegadinha e começou a pedir para ir ver o Jesus outra vez. Manteve-se sossegada. 
Quando fui com ela até onde estava o Santíssimo (perto do altar), ajoelhámo-nos e disse-lhe para rezar o "Anjinho da guarda". Assim o fez. Depois de um bocadinho, disse-lhe que tínhamos que ir embora... Foi difícil, porque ela queria lá ficar ajoelhada, junto ao Santíssimo...

Eu sei que Jesus mora no coração da minha filha. Eu sinto a sua presença e proteção. Obrigada Jesus.

Foi este o momento de que vos falo no texto...

2 comentários: