quarta-feira, 15 de março de 2017

Quero ser assertiva "ontem"

"Assertividade é a capacidade (ou habilidade social) de fazer afirmação dos próprios direitos e expressar pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, clara, honesta e apropriada ao contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas. Ser assertivo é dizer "sim" e "não" quando for preciso."
Dito assim parece fácil e banal, mas não é! É talvez dos maiores desafios dos seres humanos.

Estou numa fase da minha vida que decidi olhar para mim, mudar o que acho que está errado em mim, para conseguir melhorar a minha relação com as outras pessoas e estar melhor comigo mesma.
Neste momento sinto-me uma pessoa relativamente passiva no que diz respeito ao que me rodeia. Tenho vivido nos últimos tempos na base do "deixa correr que depois vejo como resolvo". BASTA! Basta porque eu também tenho vontade própria, também quero decidir se quero ou se não quero, se gosto ou se não gosto... Há que haver respeito acima de tudo. 
Preciso olhar para mim e gostar de mim, do sítio onde vivo, do meu local de trabalho, de quem me acompanha. Não posso mudar ninguém à minha volta, mas posso tentar mudar a minha pessoa. Talvez se eu conseguir ser uma pessoa mais assertiva os outros me levem mais a sério. 



Sem comentários:

Enviar um comentário