quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A minha queda de cabelo do pós-parto

Depois de, sensivelmente, 3 meses da minha M. ter nascido, o meu cabelo começou a cair drasticamente... Mesmoooooo... Eu que nunca fui "boa de cabelo", vê-lo a cair vertiginosamente foi um martírio. Sabia que isto acontecia. Já me tinha soado pelas conversas das minhas amigas mães, mas eu podia ser uma exceção à regra... Não fui! Nunca pensei era que fosse tanto... tanto tanto que comecei a ter mesmo medo de ficar careca, ou pelo menos quase... Só tinha a certeza de uma coisa: não queria cortar o cabelo curto por causa disso. Não queria ser como algumas mães que conheço que depois do bebé nascer cortam o cabelo curto. Eu não queria! Para quem não sabe eu detesto cortar o meu cabelo curto. Só o cortei curto uma vez quando tinha 10 anos (obrigada pela minha mãe, que na altura ainda decidia os meus cortes!) e eu jurei para nunca mais... Claro está que foi nessa altura que proibi a minha mãe de decidir que corte devia fazer...

Olhem eu tão linda de cabelo curto, à laia de marinheira!


Bom, voltando à queda de cabelo...
Tinha a M. 3 meses quando o cabelo de nascença dela começou a cair em algumas zonas e o meu caiu juntamente com o dela. O dela parou de cair e o meu continuava a cair... Fui cortar um pouco o cabelo (mas não curto!) e não resultou!!! Estava já a entrar em pânico quando decidi ir ao dermatologista. Lá consegui uma consulta que não fosse daquele dia a 1 ano... É sempre um problema marcar consultas em dermatologistas cá na ilha... (um bom tema a abordar no blog!)
Fui à consulta e aproveitei para fazer um check up. O "já agora" também serve para estas coisas! Graças a Deus estava tudo bem com a minha pele e com os meus sinais... Aproveitei também que estava com a M. para ela ver uma manchinha que ela tinha na pele na zona da testa e olho (normal em recém-nascidos). Já não me recordo do nome da pomada que me receitou para a M., mas para mim levei com Ecophan, visto que era o único que não interferia com a amamentação. 
Todas as manhãs tinha que beber um copo de água com uma (ou duas, já não me recordo) colheres de pó Ecophan que cheirava mal que mete medo e sabia muito pior do que eu pensava e do que me tinham dito "ah e tal sabe a sumo de frutos tropicais"... Sumo de frutos tropicais gosto eu e muito... nem sei descrever bem aquilo, mas que era horroroso lá isso era. Mas lá tomei eu aquilo durante algum tempo, até que passado uns poucos meses de Ecophan, comecei a ver cabelinhos novos na minha cabeça e foi um enorme alívio... Ah e o cabelo deixou também de me cair como louco, graças a Deus.
Paralelamente ao Ecophan, também comia muita gelatina: dizem que fortalece as unhas e o cabelo! :)


(Aqui depois do corte de cabelo que fiz para ver se ganhava força: pouco cabelo da mãe e da filha!)


5 comentários:

  1. Também passei pelo mesmo, mas o meu cabelo nunca mais foi o mesmo :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha prima também foi assim. Tinha o cabelo cheio de caracóis e agora está só ondulado... Eu não me importava de ter ficado com caracóis... :D

      Eliminar
  2. ahahahahah Tenho um post agendado para daqui a uns dias (nem me lembro para quando) bem parecido com este que também fala do Ecophane, que é o que estou a tomar agora mas não foi o que tomei quando tive queda de cabelo depois do parto da Lara.
    Já estou nessa fase terrífica. A Maria tem quase 4 meses e estou com o cabelo a cair aos montes. No banho é aquela coisa assustadora e no chão da casa é uma loucura...
    Por acaso gosto do sabor do Ecophane (é o que me safa) mas aquilo arranha-me bastante a garganta. Tomaste durante quanto tempo? Estou a contar não tomar mais de 3 meses... mas fui comprar por conta própria, o que o meu dermatologista receitou antes era muito mas muito caro e ouvi dizer que este era bastante bom também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte gostares do sabor! É meio caminho andado para o sucesso... Eu deixei de o tomar quando já não conseguia suportar o seu gosto (mesmooo!)... devo ter tomado durante 3 meses, não sei bem... Mas logo que comecei a ver cabelinhos novos a espreitar e os "velhos" a não cair tanto fiquei toda contente e, pronto, vá lá, valeu a pena o esforço! :P

      Eliminar
    2. Já vou a meio da lata, vamos lá ver. :P

      Eliminar