segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Dicas para ter um bom dia de trabalho

Na verdade nem sempre os dias de trabalho são fáceis, por mais dicas que sigamos, mas vale a intenção. Eu gosto de trabalhar. Aliás gosto muito, principalmente quando estou a realizar uma tarefa que me dá ânimo. Há tarefas que eu faço que são uma perfeita seca, mas elas têm de ser feitas e tenho mesmo de enfiar a cabeça querendo ou não...

Neste sentido, como hoje é segunda-feira, vou deixar aqui algumas dicas que eu sigo para ter um bom dia de trabalho, apesar de às vezes, nem com elas o dia corre bem:

1 - Acorde cedo e tome um pequeno-almoço como deve ser.
Eu juro que tento todos os dias acordar cedo para ter um bom pequeno-almoço sem stress, no silêncio da manhã. Gosto especialmente de ver o dia nascer, mas nem sempre consigo essa proeza. Com filhos, e se por acaso ela acorda entretanto, essa tarefa complica um bocadinho...

2 - Organize o seu dia de trabalho.
Quando chegar ao trabalho, abra a sua agenda e veja o que tem planeado para fazer... Eu faço isso sempre! Vejo sempre de manhã o que tenho de fazer no dia para não me esquecer de nada... Depois coloco prioridades e assim vou seguindo o meu dia...

3 - Não adie tarefas complicadas.
Este é um ritual que tenho presente há pouco tempo e resulta, pelo menos comigo. Quando há algum trabalho mais seca para fazer nesse dia, tento fazê-lo em primeiro lugar, sem pensar muito no assunto, caso contrário, essa tarefa vai sendo adiada e sempre que olho para ela começa a ganhar tédio e, primeiro que lhe toque é difícil... Normalmente, essa tarefa é sempre realizada ouvindo algum tipo de música. Ajuda na minha concentração e relaxa-me...

4 - Na hora de almoço, almoce!
Não cometa o erro de almoçar na secretária. Tire a sua hora de almoço para espairecer, para almoçar e falar de tudo menos de trabalho. Eu sigo muito isso. A minha pausa para almoço é sagrada. Como, tiro um tempo para fazer algumas comprinhas para casa, se tiver necessidade disso, ou simplesmente vou dar um passeio, refletir, espairecer...

5 - Organize, lá de vez em quando (pelo menos!), a sua secretária.
Nesta às vezes peco. Sou uma pessoa muito organizada sim, mas a minha secretária às vezes não está nos seus melhores dias. No entanto, tento melhorar-me cada vez mais. A secretária fica organizada enquanto as pastas no computador ficam descontroladas...

6 - Respire fundo.
Sempre que não estou a conseguir realizar alguma tarefa, respiro fundo, vou dar uma voltinha por aqui mesmo, converso com alguém, e volto. Se ainda não estiver no ponto, faço outra e depois volto à mesma. Até conseguir fazê-la. Já dizia o meu antigo chefe que quando eu coloco um objetivo faço de tudo para alcançá-lo por mais difícil que seja...

Apesar disto não ser um estudo científico altamente comprovado, é apenas a minha experiência que o diz. Lembrei-me de deixá-las por aqui para recordá-las também quando estiver mais desconcentrada...
Espero ter ajudado de alguma maneira...




Sem comentários:

Enviar um comentário